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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19115
Tipo do documento: Dissertação
Título: Curadoria musical: contextos, problemas e regulações
Autor: Degelo, Sarah Caramaschi 
Primeiro orientador: Greiner, Christine
Resumo: Durante a última década, o termo curadoria se expandiu para todos os âmbitos da vida cotidiana, sendo utilizado em setores diversos, da culinária à moda. A pesquisa sugere que, uma vez lançado para fora do âmbito exclusivamente artístico, o curador se tornou um fenômeno comunicacional complexo e deixou de ser um sujeito-autor individualizado. O objetivo desta dissertação de mestrado é propor uma discussão preliminar para lidar com estas ressignificações do termo e as implicações políticas, econômicas e institucionais destas mudanças. O foco é discutir especificamente a curadoria musical, que já apresenta, a princípio, uma relação íntima com o mercado devido ao fato de se constituir como uma indústria musical. À luz de bibliografias da área de comunicação, da produção cultural e da filosofia política, a pesquisa organiza uma revisão bibliográfica e analisa um estudo de caso: os Encontros Instrumentais do Sesc. Espera-se colaborar com debates que não apenas discutem o termo ―curadoria‖, mas as suas alianças com o neoliberalismo, os ambientes institucionais e as novas versões dos sujeitos curadores que, em situações diversas, têm se tornado cada vez mais enredados
Abstract: During the last decades, the term curatorship expanded virtually to all areas of our everyday life, being used in diverse fields, from culinary to fashion. This research suggests that, once launched out exclusively from the artistic field, the curator became a complex communicational phenomenon and ceased to be an individual actor-subject. The objective of this masters dissertation is to purpose a preliminary discussion to deal with these resignifications of the term and the political, economical and institutional implications of these changes. The focus is to discuss specifically the musical curatorship, which in principle already presents a close relationship with the market, since the fact that music constitutes itself as a music industry. Under the light of bibliographies from the communications, cultural production and political philosophy areas, the research organizes a bibliographical review and analyses a case study: the Encontros Instrumentais (Instrumental Meetings) from Sesc. Is expected to collaborate with debates that not only discuss the term ―curatorship‖, but also its connections with neoliberalism, the institutional environments and the new versions of curators-subjects, which in varied situations, have become increasingly networked and embroiled
Palavras-chave: Curadoria
Política cultural
Instituições culturais
Curatorship
Cultural politic
Cultural institutions
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Degelo, Sarah Caramaschi. Curadoria musical: contextos, problemas e regulações. 2016. 83 f. Dissertação( Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19115
Data de defesa: 27-Jun-2016
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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