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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19415
Tipo do documento: Tese
Título: A prática da autoria no ensino médio: análise de uma proposta de trabalho com o uso das redes sociais virtuais
Autor: Gardelli, Magda Mulati 
Primeiro orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: A importância da tarefa do educador e a constatação da irreversibilidade no uso das redes sociais como espaço de publicação são os motivos que nos levaram a refletir como o paradigma atual focaliza a relação usuário/rede do ponto de vista da autoria para provar que o ambiente das comunidades virtuais pode ser utilizado como espaço de construção de autoria. Debruça-se esta pesquisa não em qualquer autoria, mas em uma autoria consciente e responsável que deve ser própria de jovens em fase de estudos do Ensino Médio. A pesquisa apoiou-se na hipótese de que o ambiente virtual das redes de comunicação pode ser uma forma de ampliar as condições pedagógicas e o tempo do currículo escolar no Ensino Médio necessários para o exercício da autoria nas condições curriculares e pedagógicas. Tal hipótese gerou o objetivo geral de analisar como o ambiente das comunidades virtuais de comunicação pode ser utilizado como espaço de autoria na prática de produção de texto reflexivo condição básica da autoria. Os procedimentos metodológicos para análise preveem o exame das falas em um grupo focal em relação ao assunto. Além disso, examina-se a percepção dos usuários a respeito do seu papel como autor nas redes virtuais. A pesquisa exigiu delimitações visto a ampla extensão do seu objeto, por isso privilegiou-se como luz epistemológica na análise, a construção da identidade social do sujeito da pesquisa que está inserido na hipermodernidade e as orientações curriculares nacionais editadas na LDB, PCN, DCN. Utiliza-se a análise do discurso para desvelar as intenções enunciativas. Como resultado da pesquisa constatou-se que a escola é prioritariamente um espaço de reprodução do conhecimento, pois tem o propósito de apresentar aos alunos os conhecimentos já pesquisados e já explicitados e publicados. Mas nada impede a escola de recorrer às redes sociais para ampliar o tempo de sala de aula, trazer o debate de valores e fazer com que o aluno possa explorar seu potencial de criação e de conscientização de seu papel autoral
Abstract: The significance of the educator’s task and the irreversibility of the use of social networks as publishing spaces are the reasons that took us to reflect on how the current paradigma focus on the user/network relations from the authorship point of view to prove that the virtual communication environment can be used as a authorship construction space. The research came from the following issue: the lack of chronos time in the high school curriculum for authorship development. The study was guided by the hypothesis that communications network virtual environment can be a way to magnify the high school curriculum kairos time, needed for the workout of the linguistic authorship in text production. Such hypothesis brought forth the overall goal of: analyze how the virtual communication environment can be used as authorship space in the exercise of text writing. It has also introduced the specific goals of: conceptualize the high school curriculum authorship. Reflect on the social, cultural and communicational variables regarding the individual role on a postmodern and a hypermodern society; through the development of an social app based interaction activity, perceive how the authorship experience is seen by high school students in the social network. The methodological procedures for the analysis foresee the evaluation of the lines in a focus group, guided and advised by the professor for the production of an text based argument, between high school students, about social issues, in a network app. Besides that, it examines the user’s perception about it’s role as an author. The research demanded delimitations, inasmuch as the broad extension of it’s object, as so, it focused, as epistemological light in the analysis, the social identity construction of the research subject, that is inserted in the hypermodernity, and the LDM, PCN and DCN edited nacional curricular orientations. It uses the speech analysis to unveil the enunciative intentions. The results points towards the use of social networks to increase the kairos time in high school curriculum
Palavras-chave: Autor
Co-autor
Redes sociais
Curriculum
Author
Social networks
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Gardelli, Magda Mulati. A prática da autoria no ensino médio: análise de uma proposta de trabalho com o uso das redes sociais virtuais. 2016. 134 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19415
Data de defesa: 14-Sep-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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