???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19628
Tipo do documento: Dissertação
Título: Vídeos educacionais: da concepção de roteiros audiovisuais às práticas curriculares
Autor: Rupp, Lucila Lerro 
Primeiro orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é compreender como o vídeo educacional pode se integrar ao currículo e quais devem ser os elementos desse recurso. O objetivo específico é descobrir se é possível delinear algumas dessas características no roteiro do audiovisual. O estudo se orienta pelos princípios da abordagem qualitativa, e sua metodologia envolve pesquisa documental, análise de roteiros de vídeos educacionais e experiências em quatro escolas públicas municipais de São Paulo. A pesquisa mostra que os alunos reconhecem no vídeo um mediador curricular; identificam características específicas do meio audiovisual; e que as produções, quando apropriadas e contextualizadas pelo professor, são bem-vindas na sala de aula, enriquecendo as possibilidades de reflexão e de entendimento dos conteúdos curriculares
Abstract: The main aim of this Masters dissertation is to understand how educational videos can be attached to the curriculum and what elements it should contain. The work also tries to find some of these elements in audio-visual scripts. The dissertation has a qualitative approach and uses the following techniques: documental research, script analysis and four experiments conducted in public schools located in the city of São Paulo. The research shows that students acknowledge the videos as curriculum mediators; are able to identify specific characteristics of the media; and that these productions, when properly used by the teacher, are well received by pupils, enriching the reflection on the curriculum content
Palavras-chave: Vídeo educacional
Audiovisual
Roteiro educacional
Objeto educacional digital
Educational videos
Audio-visual scripts
Audio-visual scripts
Curriculum
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Rupp, Lucila Lerro. Vídeos educacionais: da concepção de roteiros audiovisuais às práticas curriculares. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19628
Data de defesa: 16-Dec-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucila Lerro Rupp.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.