Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19744
Tipo do documento: Dissertação
Título: O brincar no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de inglês no ciclo de alfabetização de uma escola
Autor: Abe, Mirtes Iamani 
Primeiro orientador: Celani, Maria Antonieta Alba
Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender o papel do brincar no processo de ensinoaprendizagem das aulas de inglês no ciclo de alfabetização em uma escola pública municipal de São Paulo. O estudo se fundamenta no desenvolvimento da linguagem da criança (DEWEY, 1934) e na ZDP (VYGOTSKY, 1978); no conceito de oralidade (CAMERON, 2001), no brincar livre e dirigido (MOYLES, 2002) e no ensinoaprendizagem de língua inglesa para criança (PINTER, 2013; SCOTT & YTREBERG, 2011; REILLY & WARD, 2016). A metodologia escolhida para o desenvolvimento deste estudo foi uma pesquisa qualitativa interpretativista, uma pesquisa-ação (DENZIN & LINCOLN, 2008; BOGDAN & BIKLEN, 1994; BORTONIRICARDO, 2013; GREENWOOD & LEVIN, 2010; PERROTTA, 2004). Uma das vantagens de se trabalhar com a pesquisa-ação é que ela busca soluções para problemas que estejam no âmbito da vida real e é responsável pela geração de conhecimento e melhorias sociais prometidas pelas ciências sociais convencionais (GREENWOOD & LEVIN, 2010). Os participantes focais foram os alunos de uma turma do 1º ano de uma escola municipal, localizada na zona sul de São Paulo. O objeto de minha investigação foram as análises de recortes das atividades lúdicas realizadas durante as aulas. Os dados foram coletados em gravações de áudio e vídeo, durante as aulas de inglês ao longo do ano letivo de 2015. O estudo foi analisado, por meio da análise de conteúdos (BARDIN, 2011), que consistiu em descobrir os “núcleos de sentidos”. Os resultados apontam que as aulas de inglês no ciclo de alfabetização podem expandir os horizontes dos educandos e consequentemente criar novas possibilidades e sair do lugar comum
Abstract: The purpose of this research was to find out the role of playing during the teachinglearning process while teaching English as a Foreign Language for young learners (first graders) in a public elementary school. This research relies on children’s language development (DEWEY, 1934), and ZPD (VYGOTSKY, 1978); in orality (CAMERON, 2001), in the structured and unstructured approaches to play (MOYLES, 2002) and teaching-learning of young learners (PINTER, 2013; SCOTT & YTREBERG, 2011; REILLY & WARD, 2016). The methodology chosen to develop this research was qualitative, interpretative, action-research (DENZIN & LINCOLN, 2008; BOGDAN & BIKLEN, 1994; BORTONI-RICARDO, 2013; GREENWOOD & LEVIN, 2010; PERROTTA, 2004). One of the advantages of working with actionresearch is being able to solve a particular problem and to produce guidelines for best practices in real life. The focal group participants were first grade students of a municipal school located in the south of the city of São Paulo. Classes were video/audio-recorded in 2015, then some excerpts of ludic activities were selected, analyzed and interpreted. This study was analyzed and categorized according to their themes (BARDIN, 2011). The results showed that English classes for young learners can broaden students’ horizons and hence create new possibilities
Palavras-chave: Brincadeiras
Atividades criativas na sala de aula
Língua inglesa - Estudo e ensino
Playing
Creative activities and seat work
English language - Study and teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Abe, Mirtes Iamani. O brincar no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de inglês no ciclo de alfabetização de uma escola. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19744
Data de defesa: 13-Fev-2017
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mirtes Iamani Abe.pdf20,29 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.