???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19863
Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação do professor no curso de pedagogia em leitura e produção de textos
Autor: Santana, Jeter Gomes Gonçalves 
Primeiro orientador: Bastos, Neusa Barbosa
Resumo: Este trabalho, que se insere na linha de pesquisa "Leitura e Escrita", tem por objetivo avaliar as dificuldades de leitura e da escrita apresentadas por alunos de Pedagogia de uma instituição particular situada no estado de São Paulo. Focamo- nos nos aspectos da formação do pedagogo, a fim de verificar como está sendo construída a prática de leitura e de escrita de textos implementadas no curso. Para isso, fizemos uma retomada histórica da pedagogia e suas práticas educativas, apresentando um estudo acerca da formação do pedagogo. Os procedimentos metodológicos adotados foram: análise das Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia e aplicação de um questionário a uma turma composta por 65 alunos, sendo eles do terceiro semestre. As perguntas encontradas no questionário tiveram como foco analisar o perfil socioeconômico dos alunos e verificar como estão sendo trabalhadas essas duas habilidades na graduação. Observamos nas respostas dos alunos preocupação com o ensino da leitura e da escrita. A maioria deles conta que o tempo de formação destinado a essa disciplina é curta e, por essa razão, não se sentem preparados para ministrar esse ensino de maneira eficaz, quando finalizarem o curso.
Abstract: This paper, which is part of the research line "Reading and writing", aims to evaluate the reading and writing difficulties presented by Pedagogy students from a private institution located in the state of São Paulo. We focus on their formation aspects, to verify how a text reading and writing practice, implemented in the course, is being built. For this, we have made a historical recovery of pedagogy and its educational practices, presenting a study about the teachers' graduation. The methodological procedures adopted were: analysis of the Curriculum Guidelines of the Pedagogy Course and application of a questionnaire for a class composed by 65 students from the .3rd semester. The questions were about the students' socioeconomic profile and how these two skills have been worked on graduation. According to students' responses, the concern with reading and writing teaching, most of them say that the training time for the subject is short and for that reason, they don't feel secure to teach these skills on the end of their graduation
Palavras-chave: Leitura e escrita
Curso de Pedagogia
Professores - Formação Profissional
Reading and writing
Course of Pedagogy
Teacher training
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Santana, Jeter Gomes Gonçalves. A formação do professor no curso de pedagogia em leitura e produção de textos. 2017. 153 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19863
Data de defesa: 14-Feb-2017
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jeter Gomes Gonçalves Santana.pdf7,87 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.