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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19916
Tipo do documento: Dissertação
Título: Investigando a própria ação: a leitura de gêneros textuais em uma perspectiva interdisciplinar
Autor: Santos, Elisa da Silva Ribeiro 
Primeiro orientador: Siqueira, João Hilton Sayeg de
Resumo: Considerando a leitura como meio principal de inserção social nas mais variadas práticas letradas, desenvolvemos este estudo inserido na linha de pesquisa de Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com o objetivo de investigar, a partir de um projeto de leitura e letramento, em que medida os professores de Língua Portuguesa podem contribuir para melhorar a compreensão leitora de enunciados de Matemática. Por se tratar de um estudo dedicado à interpretação de ações sociais, toma por base a metodologia do estudo de caso, construído por meio da observação e da descrição de um fenômeno em contexto específico, no qual se busca contribuir para o desenvolvimento de uma prática docente reflexiva, conforme Gil (1991), Freire (1996), André (2005), Shön (1992) e Alarcão (2003). A fim de alcançar o objetivo pretendido, buscamos apoio no construto teórico do Interacionismo Social e no Interacionismo Sociodiscursivo, além de vários autores de diferentes abordagens de leitura e de letramento, dentre eles, destacamos: Bronckart (1999, 2004, 2006), Schneuwly & Dolz, (2004), Rojo (2004, 2009, 2010), Rojo e Moura (2012), Oliveira (2010), Antunes (2003), Geraldi (2003), Possenti (2008), Cavalcante (2013), Solé (1998) Marcuschi (2003, 2004, 2008, 2011), Soares (2003, 2003b, 2005), Street (2014) Fazenda e Godoy (2014), Kleiman (1998, 2000, 2006, 2007, 2008, 2013), Kleiman e Moraes (1999). Com os estudos realizados, percebemos que investir em projetos de letramento a partir da leitura de gêneros textuais, com viés interdisciplinar, pode favorecer interações com maior produção de sentido para a formação de leitores críticos nas mais diversas práticas socioculturais
Abstract: Considering reading as the main means of social insertion in the most varied literate practices, we developed this study inserted in the research line of Reading, Writing and Teaching of Portuguese Language, of the Pontifical Catholic University of São Paulo, with the goal of investigating, from a reading and literacy project, to what extent Portuguese teachers are able to contribute to improve the reading comprehension of mathematical statements. Because it is a study dedicated to the interpretation of social actions, it is based on the methodology of the case study, built based on the observation and description of a phenomenon in a specific context, in which it is sought to contribute to the development of a teaching practice Reflective, according to Gil (1991), Freire (1996), André (2005), Shön (1992) and Alarcão (2003). In order to achieve the desired goal, we seek support in the theoretical construct of Social Interactionism and Sociodiscursive Interactionism, in addition to several authors of different approaches to reading and literacy, among which we highlight: Bronckart (1999, 2004), Schneuwly & Dolz, (2004), Red (2004, 2009,2010), Red and Moura (2012), Oliveira (2010), Antunes (2003), Geraldi (2003), Possenti (2008), Cavalcante (2013), Solé (1998), Marcuschi (2003, 2008), Soares (2003), Street (2014) Fazenda and Godoy (2014), Kleiman (1998, 2006, 2007, 2008, 2013), Kleiman and Moraes (1999). With the studies carried out, we realized that investing in literacy projects from the reading of textual genres, with interdisciplinary bias, may favor interactions with greater production of meaning for the formation of critical readers in the most diverse sociocultural practices
Palavras-chave: Leitura (Ensino elementar)
Letramento - Brasil
Interdisciplinaridade em educação - Brasil
Literacy
Literature
Interdisciplinarity
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Santos, Elisa da Silva Ribeiro. Investigando a própria ação: a leitura de gêneros textuais em uma perspectiva interdisciplinar. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19916
Data de defesa: 20-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

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