???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20003
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de propostas pedagógicas para o trabalho com narrativas em Livro Didático do 6º ano do Ensino Fundamental II
Autor: Garcia, Elaine Cristina de Paiva 
Primeiro orientador: Siqueira, João Hilton Sayeg de
Resumo: Esta dissertação tem como linha de pesquisa a Leitura, Escrita e Ensino da Língua Portuguesa, e por tema a análise de propostas para o ensino de narrativa de história em Livro Didático, do 6º ano do Ensino Fundamental II. Está problematizada pela questão: Qual a eficácia das orientações do livro didático, para o trabalho pedagógico com narrativas, no 6º ano do Ensino Fundamental II? O objetivo geral desta pesquisa é contribuir para uma ação pedagógica reflexiva sobre as orientações trazidas pelo livro didático, para o ensino de narrativa, no 6º ano do Ensino Fundamental II. Os objetivos específicos são analisar propostas presentes de trabalho com a narrativa, no livro didático “Jornadas. Port do 6º ano do Ensino Fundamental”, das autoras Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho, para o ensino de narrativa, e indicar aspectos positivos e negativos analisados das propostas de trabalho que enfocam o ensino da narrativa. O procedimento adotado foi teórico-analítico e está estabelecido pelas proposições da Linguística Textual, para dar conta do esquema textual da narrativa, da superestrutura do texto narrativo e das categorias do texto narrativo de história. Os resultados obtidos mostraram que o livro didático selecionado fornece os elementos estruturais da narrativa, mas não encaminha o professor para um trabalho pedagógico direcionado ao ensino da leitura, compreensão e construção da narrativa de história, pois considera a forma, a estrutura e o produto, e não o processo para o ensino de narrativa. Desse modo, este trabalho apresenta uma perspectiva de ensino de narrativa de história com o propósito de auxilar professores e alunos
Abstract: This dissertation has as a research line the Reading, Writing and Teaching of the Portuguese Language, and by theme the analysis of proposals for the teaching of storytelling in Didactic Book, of the 6th year of Elementary School II. It is problematized by the question: What is the effectiveness of the textbook guidelines, for the pedagogical work with narratives, in the 6th year of Elementary School II? The general objective of this research is to contribute to a reflexive pedagogical action on the guidelines brought by the didactic book, for the teaching of narrative, in the 6th year of Elementary School II. The specific objectives are to analyze present proposals of work with the narrative, in the textbook "Jornadas. Port of the 6th year of Elementary School ", by the authors Dileta Delmanto and Laiz B. de Carvalho, for the teaching of narrative, and indicate positive and negative aspects analyzed of the work proposals that focus the teaching of the narrative. The procedure adopted was theoretical-analytical and is established by the propositions of Textual Linguistics, to account for the textual schema of the narrative, the superstructure of the narrative text and the categories of the narrative text of history. The results obtained showed that the selected textbook provides the structural elements of the narrative, but does not direct the teacher to a pedagogical work directed to the teaching of reading, understanding and construction of the history narrative, since it considers the form, the structure and the product, and not the process for narrative teaching. Thus, this work presents a perspective of teaching history narrative with the purpose of assisting teachers and students
Palavras-chave: Narrativa
Livros didáticos - Avaliação
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Narrative
Textbook
Portuguese Language
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Garcia, Elaine Cristina de Paiva. Análise de propostas pedagógicas para o trabalho com narrativas em Livro Didático do 6º ano do Ensino Fundamental II. 2016. 68 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20003
Data de defesa: 29-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elaine Cristina de Paiva Garcia.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.