???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20124
Tipo do documento: Tese
Título: Transposição didática: uma proposta de ensino da referenciação na produção escrita
Autor: Silva, Damares Souza 
Primeiro orientador: Siqueira, João Hilton Sayeg de
Resumo: O tema deste estudo está centrado no ensino da referenciação e seus respectivos efeitos de sentido na produção do texto escrito, tendo como perspectiva as regras que orientam o conceito de transposição didática de Chevallard. As questões que norteiam o estudo são: de que modo as intervenções de ensino do conceito de referenciação podem favorecer o domínio da referida atividade discursiva proporcionando ao estudante a capacidade de produzir e desenvolver efeitos de sentidos na sua produção escrita? Quais aspectos podem colaborar para que o professor desenvolva, aprofunde e potencialize a capacidade de converter a teoria em prática no que diz respeito ao ensino da escrita? O objetivo geral da presente investigação buscou analisar os efeitos de sentido da referenciação nas cartas de leitor produzidas pelos alunos do nono ano do ensino fundamental após uma intervenção de ensino acerca do conceito de referenciação. Consideramos quatro objetivos específicos: identificar qual a relação do aluno com a produção textual; aplicar uma proposta de ensino sobre o conceito de referenciação e seus respectivos efeitos de sentido; explicitar as potencialidades dos efeitos do sentido da referenciação no gênero carta do leitor; orientar o participante a compor uma carta do leitor visando o uso da referenciação como recurso para compor o argumento. A investigação está balizada em estudos de Mondada e Dubois (2003), Koch (1987; 1989; 1996; 1997; 2002; 2004), Koch e Elias (2009; 2012), Marcuschi (1983; 2001; 2005; 2007), Cavalcante (2004; 2005; 2010; 2014), Soares (1997; 2002), Pietri (2010), Abrão (2009), Chevallard (1991) e Vygotsky (1984). Partimos das seguintes hipóteses: o aluno pode aprender e aprofundar seus conhecimentos sobre a língua escrita articulando aspectos de sua vivência em sociedade com novos conceitos ensinados na escola; o professor é capaz de apreender conceitos atualizados desenvolvidos no espaço acadêmico e, em posse do referido arcabouço teórico, ser autor da sua prática de ensino da língua portuguesa, convertendo a teoria em prática à medida que lhe seja garantido o acesso direto ao conhecimento teórico atualizado acerca do ensino da língua; o conhecimento dos aspectos históricos da constituição da disciplina curricular da língua portuguesa pode contribuir para identificar possíveis caminhos para desenvolver, analisar e erigir propostas com a finalidade de sanar problemáticas do ensino da língua materna nos dias atuais. Analisamos 15 produções textuais. Partindo do resultado da análise das referidas produções, concluímos que as duas perguntas que erigiram esse trabalho mais o objetivo proposto e aplicado nos ajudaram a reconhecer que é possível ensinar ao aluno o conceito de referenciação, oferecendo condições de ensino que considerem a heterogeneidade discente, de modo que o estudante possa usar as várias possibilidades de interação potencializadas pelo processo de referenciação para produzir efeitos de sentido em sua produção escrita
Abstract: The subject of this study is centered on the teaching of referencing and its respective effects of meaning in the production of written text, having as perspective Chevallard's rules that guide the concept of didactic transposition. The questions that guide the study are: what historical factors related to the the formation of Portuguese language discipline can facilitate the understanding of features that permeate the practice of first language teaching nowdays? How teaching interventions of the referentiation concept can promote the field of this discursive activity by providing students the ability to produce and develop the sense effects on their written work? Which aspects can help the teacher develop, deepen and enhance the ability to convert theory into practice with regard to the teaching of writing? The overall objective of the present research sought to examine the effects of referentiation in the letters written by ninth grade students of elementary school after educational intervention about the concept of referentiation. We consider four specific objectives: identify what is the relationship of the student with the textual production; apply a proposal for teaching the referentation concept and its respective meaning effects; clarify the potential effects of referentiation meaning in the letter writing; guide the participant to compose a reader letter aiming at referentiation as a resource for argument. The investigation is beaconed in authors such as Mondada and Dubois (2003), Koch (1987; 1989; 1996; 1997; 2002; 2004), Koch and Elias (2009; 2012), Marcuschi (1983; 2001; 2005; 2007), Cavalcante (2004; 2005; 2010; 2014), Soares (1997; 2002), Pietri (2010), Abrão (2009), Chevallard (1991) and Vygotsky (1984). We start with the following assumptions: the students can learn and deepen their knowledge of written language by articulating aspects of their own experiences in society with new concepts taught in school; the teacher is able to grasp updated concepts developed in the academic area and, in possession of that theoretical framework, be the author of his Portuguese language teaching practice, converting theory into practice as is guaranteed him direct access to updated theoretical knowledge about language teaching; the knowledge of the historical formation aspects of the Portuguese language curricular discipline can help to identify possible ways to develop, analyze and build proposals in order to fix first language teaching problems nowdays. We analyzed 15 textual productions. Based on the result of the analysis of these productions, we concluded that the three questions that erected this work more the proposed objective helped us to recognize that it is possible to teach students the referentiation concept, offering edcation policies that take in consideration the students heterogeneity so that the student can use the various possibilities of interaction increased by the referral process to produce meaning effects on his written work
Palavras-chave: Referenciação
Escrita
Coesão (Linguística)
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Referentiation
Writing teaching
Cohesion (Linguistics)
Portuguese Language - Study and teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Silva, Damares Souza. Transposição didática: uma proposta de ensino da referenciação na produção escrita. 2017. 138 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20124
Data de defesa: 18-Apr-2017
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Damares Souza Silva.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.