???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20206
Tipo do documento: Dissertação
Título: A cultura do futebol na tv: o jogador pauta a notícia ao vivo
Autor: Brandão, Jandrei 
Primeiro orientador: Pinheiro, José Amálio de Branco
Resumo: Os jogadores chamam a atenção do cinegrafista em plena transmissão de um jogo de futebol. Há o que denuncia o racismo diretamente para as lentes e o que, da mesma forma, critica a instituição que comanda o futebol brasileiro. Tudo ao vivo. Essas são algumas das situações que aconteceram entre 2013 e 2015 e que despertaram interesse desta pesquisa. Será que os jogadores de futebol pautam o noticiário com interferências ao vivo? Que consequência isso traz para o jornalismo esportivo? A pesquisa exploratória traz a contribuição de jogadores da atualidade que respondem a essas perguntas. Todo este estudo se fundamenta nos fatos que deram origem a esta pesquisa, que, assim como outros da atualidade, incluem jogadores que passam uma imagem ou mensagem ao vivo, durante um jogo de futebol. Vamos conhecer a origem do esporte, segundo Barthes (2009), e do futebol, com base em Aquino (2002) e Daolio (2005). A evolução do esporte e do futebol até se tornar um grande espetáculo, de interesse das televisões, conforme Bourdieu (1997, 2005), também será estudada. Depois, a presente dissertação busca o entendimento de como o futebol, um agregador da mestiçagem, se relaciona com a cultura, segundo Pinheiro (2013). Vamos analisar a imagem que os jogadores querem passar e como isso afeta a construção de reportagens jornalísticas, focalizando-se o acaso, com a contribuição dos processos de criação segundo Cecilia Salles (2006), além de outros autores. A televisão exibe conteúdo futebolístico todos os dias, com a apresentação de programas específicos, transmissões e, ao mesmo tempo, promove e populariza o esporte. Contudo, hoje são os assessores de imprensa que atendem às solicitações dos jornalistas, devido ao aumento do interesse das mídias sobre o futebol. A quantidade de jornalistas envolvidos nas coberturas esportivas também cresceu muito, ao passo que há poucas pesquisas referentes a esse novo panorama. Esta pesquisa analisa uma mudança de comportamento daqueles que fazem do futebol, um elemento da cultura popular, tão buscado por quem tem o controle da televisão nas mãos
Abstract: Players catch the attention of the cameraman in full transmission of a football game. There is also that denounces racism directly to the lens and those, in the same way, criticizes the institution that commands Brazilian football. All live. Situations that happened between 2013 and 2015 and which arouse interest in this research. Do soccer players rate the news, with live interference and what does this mean for sports journalism? The exploratory research also brings the contribution of current players, since they are in focus. This whole study is based on the detonating facts of this research, which, like others in the atudalide, lead players to pass an image or message live during a soccer game. et‟s know the origin of the sport, according to Barthes (2009) and football, based on Aquino (2002) and Daolio (2005). The evolution of sport and football until it becomes the object of a great spectacle, of television interest, according to Bourdieu (1997, 2005). This will also be studied. Then, this dissertation seeks to understand how football, an aggregator of miscegenation, relates to Culture, according to Pinheiro (2013). Let's analyze the image that players want to spend and how this affects the construction of journalistic reports, based on chance, with the contribution of the creation processes, according to Cecilia Salles (2006), as well as other authors. Television displays football content every day, with the presentation of specific programs, broadcasts and, at the same time, promotes and popularizes sports. However, today's media advisors meet the demands of journalists because of the growing media interest in football. The number of journalists involved in sports coverage has also grown a lot. As the same way, there is little research on this new outlook. This research analyzes a change in the behavior of those who make soccer, an element of popular culture so sought after by those who have control of television in their hands
Palavras-chave: Televisão
Futebol
Cultura
Television
Football
Culture
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Brandão, Jandrei. A cultura do futebol na TV: o jogador pauta a notícia ao vivo. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20206
Data de defesa: 26-Jun-2017
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jandrei Brandão.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.