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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20467
Tipo do documento: Dissertação
Título: O lugar do autor na escola
Título(s) alternativo(s): The author's place in school
Autor: Piovezan, Elioenai dos Santos 
Primeiro orientador: Ferreira, Luiz Antonio
Resumo: Este trabalho tem como objetivo expor e analisar a constituição de autoria de alunos na escola pública, bem como investigar o medo que parece ser obstáculo ao processo de produção escrita. Justifica-se a pesquisa na linha de Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa, uma vez que a dificuldade de alunos produzirem textos complexos e com proficiência é comum em nossa sociedade. Como arcabouço teórico, buscamos apoio na retórica aristotélica e pesquisadores, como Ferreira (2010), Reboul (2004), Meyer (2000), entre outros, para compreender a relação entre ethos e autoria e as paixões humanas do medo e confiança. Com base em Barthes (2004), Chartier (1999), Bakhtin (1997), Foucault (1969) e outras contribuições, abordamos a questão da autoria sob as perspectivas histórica, filosófica e pedagógica. Buscamos ainda suporte teórico e prático com Geraldi (2004, 2012), Passarelli (2012), Dolz & Schneuwly (2004), Rocco (1981), Pécora (1980) e Freinet (1974) sobre a produção escrita na escola. Como método de trabalho, realizamos uma pesquisa bibliográfica e, em uma abordagem qualitativa, elaboramos categorias para análise de autoria a partir de produções escritas de gêneros midiáticos – e subsequentes autoavalições – publicados em projeto de autoria em um jornal mural escolar de Ensino Médio da rede estadual, em Itapevi, Grande São Paulo. Acreditamos, ao final, ter comprovado a possibilidade de superar o medo de escrever ao propiciar aos alunos as condições objetivas e subjetivas, a partir de propostas contextualizadas e que respeitem procedimentos de autoria, no processo de produção escrita escolar
Abstract: This work aims to expose and analyze the authorship of students in the public school, as well as to investigate the fear that seems to be an obstacle to the writing process. It is justified the research in the line of Reading, Writing and Teaching of Portuguese Language, since the difficulty of students to produce complex texts and with proficiency is common in our society. As a theoretical framework, we seek support in Aristotelian rhetoric and researchers, such as Ferreira (2010), Reboul (2004), Meyer (2000), among others, to understand the relationship between ethos and authorship and the human passions of fear and trust. Based on Barthes (2004), Chartier (1999), Bakhtin (1997), Foucault (1969) and other contributions, we approach the question of authorship from the historical, philosophical and pedagogical perspectives. We also sought theoretical and practical support from Geraldi (2004, 2012), Passarelli (2012), Dolz & Schneuwly (2004), Rocco (1981), Pécora (1980) and Freinet (1974) on written production at school. As a work method, we carried out a bibliographical research and, in a qualitative approach, we elaborated categories for analysis of authorship from written productions of media genres - and subsequent self-evaluations - published in a project of authorship in a school mural newspaper of High School of the network State, in Itapevi, Greater São Paulo. We believe, in the end, to have proven the possibility of overcoming the fear of writing by providing students with objective and subjective conditions, based on proposals contextualized and respecting authoring procedures, in the process of written school production
Palavras-chave: Autoria
Retórica
Produção escrita
Authorship
Rhetoric
Written production
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Piovezan, Elioenai dos Santos. O lugar do autor na escola. 2017. 192 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20467
Data de defesa: 20-Sep-2017
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

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