???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20540
Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições da Teologia para os estudos do letramento: sensibilização para a empatia em práticas de letramento em escola pública
Autor: Campos, Paula Figueiredo 
Primeiro orientador: Zanotto, Mara Sophia
Resumo: Esta pesquisa investiga a prática social de letramento do Pensar Alto em Grupo – PAG (ZANOTTO, 1992, 1995), a qual propus para um grupo de alunos da escola pública em que trabalho, em uma cidade no sul de Minas Gerais. Esta é uma pesquisa-ação, nascida da necessidade de investigar a minha própria prática como agente de letramento e professora, com a finalidade de transformá-la. Advogo que o diálogo nas práticas de letramento na escola é fundamental para a formação integral do aluno. Sobretudo, esse é um fator decisivo para o reconhecimento da dignidade pessoal e alteridade de todo ser humano nas práticas de letramento em escola pública. Proponho uma interlocução entre a Teologia e os Estudos do Letramento visando produzir conhecimento sobre como o professor pode lidar com a realidade concreta dos seres humanos com os quais trabalha no contexto da escola pública brasileira. O PAG é uma prática de letramento e método de pesquisa em que o professor deve abrir espaço para que os leitores se sintam à vontade para pensar em grupo e resolver colaborativamente questões controversas a respeito do sentido do texto e outras temáticas que eventualmente surjam na interação discursiva. Por meio do PAG, pode-se investigar como o professor pesquisador viabiliza o diálogo no evento letrado. O diálogo é um meio útil para sensibilizar os alunos para a experiência da empatia e para o reconhecimento das alteridades de todas as pessoas presentes na interação social. Isso se configura como uma ação de misericórdia - conceito teológico de Francisco (2016a) – capaz de resgatar a dignidade de pessoas consideradas desimportantes por uma cultura que preza pelo individualismo e pelo consumismo em detrimento do bem comum. Este trabalho se insere na tradição qualitativa e interpretativista de pesquisa da prática educacional (ERICKSON, 1986), que se ocupa em ouvir as vozes dos participantes (MOITA LOPES, 2006) e em que o pesquisador é visto como integrante da prática social pesquisada
Abstract: This research presents the literacy social practice of Think Aloud in Group – PAG (ZANOTTO, 1992, 1995), which I‘ve proposed to a group of students at the public school I work at in a city in the south of Minas Gerais. This is an action research, born from the need to investigate my own teaching practice in order to transform it. I advocate that dialog at literacy practices is essential to students‘ holistic school formation. Moreover, this is a main factor to recognizing every human being‘s personal dignity and alterity at public school literacy practices. I propose an interlocution between Theology and Literacy Studies to produce knowledge about how can the Brazilian public school teacher deal with the concrete reality of each human being he/she works with. Think Aloud in Group (PAG) is a literacy practice and research method in which the teacher must find a way to open space for the readers to feel comfortable to think collectively and collaboratively in order to solve controversial questions over text meanings and other subjects which may arise in the discursive interaction. Through PAG, it is possible to investigate how the researcher makes dialog possible at the literacy events. Dialog is a useful mean to sensitize students to experience empathy and to recognizing the alterity of every person present at the social interaction. Being empathic towards others is seen as a merciful action – theological concept of Francisco (2016a) - by which one can restitute human dignity of people considered unimportant by an individualistic and consumerist culture, where common good appears to have been forgotten. This research fits in at the qualitative and interpretative research tradition of the educational practice (ERICKSON, 1986), which minds to listen to the participators‘ voices (MOITA LOPES, 2006). It sees the researcher as an integral member of the social practice under study
Palavras-chave: Pensar Alto em Grupo
Letramento
Diálogo
Think Tall Group
Literacy
Dialog
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Campos, Paula Figueiredo. Contribuições da Teologia para os estudos do letramento: sensibilização para a empatia em práticas de letramento em escola pública. 2017. 170 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20540
Data de defesa: 4-Sep-2017
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paula Figueiredo Campos.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.