REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Jozanes Assunção-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779002D0por
dc.contributor.advisor1Brait, Elisabeth-
dc.date.accessioned2017-10-24T12:57:28Z-
dc.date.issued2017-09-29-
dc.identifier.citationNunes, Jozanes Assunção. Cursos de Letras no centro da arena discursiva da reforma curricular de uma universidade pública mato-grossense. 2017. 295 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/20547-
dc.description.resumoEsta tese tem por objetivo compreender a complexidade do processo de reforma de Cursos de Letras na esfera acadêmica, a partir do estabelecimento de relações dialógicas entre discursos de professores que integram o Núcleo Docente Estruturante de cursos de Letras de uma universidade pública mato-grossense e discursos oficiais da educação que dispõem sobre a reestruturação curricular de cursos de licenciatura. Os dados preocupantes das últimas pesquisas sobre o curso de Letras, divulgados por órgãos oficiais do Ministério da Educação, a aprovação da Resolução CONAES n. 1/2010, que normatiza o Núcleo Docente Estruturante (NDE) no âmbito dos cursos de graduação, bem como os impasses e os avanços que enfrentamos na nossa trajetória construída como professora e coordenadora de um Curso de Letras foram algumas das razões que nos conduziram a este estudo. A pesquisa se orientou pelos pressupostos teórico-epistemológicos e metodológicos de Bakhtin e o Círculo, o que nos possibilitou compreender os enunciados dos sujeitos da pesquisa em suas dimensões discursivas, favorecendo o debate em torno das refrações e revalorizações dos princípios e orientações dos discursos legais relacionados à reestruturação de cursos. O problema de pesquisa se configura na seguinte questão: Como os professores que integram o Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Cursos de Letras em processo de avaliação do MEC respondem, em seus enunciados, aos discursos oficiais que tratam da reestruturação curricular de cursos de licenciatura em Letras? Para encontramos respostas à questão, constituímos o corpus da pesquisa por meio de uma coleta de dados levantados em duas esferas de produção de saberes: Estado (discurso da legalidade, que tratam da reestruturação de cursos de Letras e de formação docente) e universidade (discursos dos professores que integram o NDE pesquisado – sujeitos da pesquisa). Os dados da primeira esfera constituem-se de: a) documentos da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) que dispõem sobre o Núcleo Docente Estruturante no âmbito dos cursos de graduação; b) Pareceres exarados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) que fundamentam as Diretrizes Curriculares, emitidas em 2001 e 2015, voltadas para os Cursos de Letras e de formação de professores. Os dados da segunda esfera compreendem: a) aqueles gerados por meio de um questionário respondido pelos integrantes do NDE; b) Projeto Pedagógico do Curso de Letras Português e Literatura, reestruturado pelos sujeitos da pesquisa; c) informações obtidas por meio de entrevista de grupo focal realizada com os mesmos sujeitos. O estudo parte do pressuposto de que os enunciados produzidos pelos professores do NDE, relacionados à reformulação dos cursos de Letras, dialogam tensamente com as vozes oficiais que tratam da criação do NDE e com as que regulam e normatizam os cursos de formação docente. Nesse processo, as vozes oficiais trabalham em busca da estabilidade e da centralização, procurando homogeneizar as reformas curriculares nos cursos, enquanto vozes outras atuam no sentido de desgastar essa tendência centralizadora, apresentando posicionamentos diferenciados. Sob essa ótica, analisamos, primeiramente, os enunciados oficiais da educação e, posteriormente, aqueles produzidos pelos professores do NDE. Defendemos que existe um embate de forças político-ideológicas que permeiam os enunciados dos sujeitos da pesquisa, provocando as mais diversas respostas aos discursos legais. De modo geral, o estudo de tais enunciados sinaliza que: (1) os sujeitos da pesquisa aceitaram parcialmente as determinações das vozes oficiais que dispõem sobre o NDE no âmbito dos cursos de graduação, buscando, em união com seus pares, uma forma distinta de constituição do núcleo e de desenvolvimento do trabalho; (2) as propostas curriculares elaboradas apresentam caráter próprio, produzindo sentidos diferenciados dos das Diretrizes, no que diz respeito aos princípios organizadores do currículo (flexibilidade, competência, integração teoria e prática e interdisciplinaridade), evidenciando uma relação dialógica com o discurso oficial ora de aceitação, reiteração, ora de recusa, complementação e reacentuação, e (3) o processo de reforma dos cursos ocorreu em espaço de resistênciapor
dc.description.abstractThis paper aims to understand the complexity of the reform process of the Letters Course in the academic sphere, from the establishment of dialogic relations between the discourses of teachers who integrate the Structuring Teaching Core of the Letters courses of a public university in Mato Grosso and official discourses of education that deal with curricular restructuring of undergraduate courses. The worrying data about the last researches on the Letters course, released by official organs of the Ministry of Education, the approval of the CONAES n. 1/2010 Resolution, which rules the Structuring Teaching Core (NDE) in the scope of undergraduate courses, as well as the impasses and advances that we face in our trajectory as a professor and coordinator of a Letters Course were some of the reasons that led us to this study. The research was based on the theoretical-epidemiological and methodological assumption of Bakhtin and the Circle, which enabled us to understand the utterances of the research subjects in their discursive dimensions, favoring the debate around the reflections and reassessments of the principles and guidance of legal discourses related to courses restructuring. The research problem positions itself in the following question: How do professors who integrate the Structuring Teaching Core (NDE) of the Letters Courses being assessed by MEC respond, in their utterances, to the official discourses that deal with the curricular restructuring of undergraduate courses in Letters? In order to find the answers to the question, we established the research corpus through data collection carried out in two spheres of knowledge production: State (legality discourse, which deals with the restructuring of Letters and teacher training course) and university (discourse of the professors who integrate the NDE researched – subjects of the research). The data of the first sphere comprise: a) documents of the National Commission for the Evaluation of Higher Education (CONAES) that deal with the Structuring Teaching Core in the scope of undergraduate courses; b) Reports drawn up by the National Education Council (CNE) which underlie the Curriculum Guidelines, issued in 2001 and 2015, focused on Letters Courses and teacher’s training. The data of the second sphere comprise: a) those generated by means of a questionnaire answered by NDE members; b) Pedagogical Project of the Portuguese Language and Literature Letters Course, restructured by the research subjects; c) information obtained through a focus group interview provided by the same subjects. The study is based on the assumption that the statements produced by the NDE teachers, related to the restructuring of the Letters Course, tensely dialogue with the official voices that deal with the creation of NDE and with those that regulate and guide the teacher training courses. In this process, the official voices work in search of stability and centralization, seeking to homogenize the curricular reforms in the courses, while other voices act to erode this centralizing tendency, presenting different positions. From this perspective, we first analyzed the official statements of education and, later on, analyzed the statements produced by the NDE teachers. We defend that there is a clash of political-ideological forces that permeate the statements of the research subjects, provoking the most diverse responses to legal discourses. In general, the study of such statements indicates that: (1) the subjects of the research partially accepted the determinations of the official voices that guide the NDE in the scope of undergraduate courses, seeking, in union with their peers, a different form of constitution of the nucleus and development of the work; (2) the curricular proposals elaborated have their own character, producing different meanings from those of the Guidelines, regarding the organizing principles of the curriculum (flexibility, competence, theory and practice integration and interdisciplinarity), showing a dialogical relationship with the official discourse sometimes of acceptance, reiteration, others of refusal, complementation and re-enactment, and (3) the process of reforming the courses took place in an area of resistanceeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/43741/Jozanes%20Assun%c3%a7%c3%a3o%20Nunes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurso de Letraspor
dc.subjectCurrículos - Mudançapor
dc.subjectProfessores de línguaspor
dc.subjectAnálise do discursoeng
dc.subjectLetters Courseeng
dc.subjectCurriculum changeeng
dc.subjectLanguage teacherseng
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleCursos de Letras no centro da arena discursiva da reforma curricular de uma universidade pública mato-grossensepor
dc.title.alternativeCourse in the center of the discursive arena of the curricular reform of a public university in Mato Grossoeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jozanes Assunção Nunes.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.