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dc.creatorSilva, Maria Piedade Teodoro da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4422085A4por
dc.contributor.advisor1Ikeda, Sumiko Nishitani-
dc.date.accessioned2017-12-05T13:18:18Z-
dc.date.issued2017-11-14-
dc.identifier.citationSilva, Maria Piedade Teodoro da. Proposta de um modelo teórico para o ensino de texto dissertativo-argumentativo para alunos do Ensino Médio: um enfoque da Linguística Sistêmico-Funcional. 2017. 103 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/20635-
dc.description.resumoO objetivo desta tese é o delineamento de um diagnóstico baseado no exame da unidade de estrutura e de textura de textos dissertativo-argumentativos (TDAs) redigidos por alunos do Ensino Médio e vestibulandos para, à luz da literatura recente sobre a produção desse tipo de texto, mapear as zonas de desencontro entre as sugestões dessa literatura sobre o TDA e a efetiva realização desse tipo de texto pelo candidato. O diagnóstico deve permitir a elaboração de um enquadre que forneça aos professores recursos capazes de guiar os estudantes a escrever textos que satisfaçam as expectativas da audiência acadêmica tanto em termos de estrutura quanto de requisitos linguísticos. A dificuldade que a produção escrita representa para a maioria dos estudantes, em todos os níveis de ensino, está presente no discurso dos professores das mais diversas áreas. Quanto aos alunos do Ensino Médio bem como da universidade, essa dificuldade recai, especialmente, sobre a redação do TDA – o tipo de texto mais solicitado a esses alunos, mas em que eles, segundo pesquisas, encontram dificuldade em arguir, discutir, avaliar com competência e persuasão. Para a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, a redação está ligada ao desempenho em linguagens. Com o apoio básico da Linguística Sistêmico-Funcional - um modelo multiperspectivo, designado a dar aos analistas lentes complementares para a interpretação da língua em uso. – esta tese examina aspectos interpessoais referentes à estrutura de gênero – com seus estágios e finalidades, bem como à textura dos TDA, focalizando as escolhas léxicogramaticais do texto (coesão, coerência, modalidade e avaliatividade). A pesquisa deve responder às seguintes perguntas: (a) Quais são os recursos interpessoais que afetam o sucesso da produção de um TDA? (b) Que papel tem a unidade de estrutura de gênero nessa questão? e a unidade de textura? O diagnóstico deve permitir a elaboração de um enquadre que forneça aos professores recursos capazes de guiar os estudantes a escrever textos que satisfaçam as expectativas da audiência acadêmica tanto em termos de estrutura quanto de requisitos linguísticospor
dc.description.abstractThe purpose of this thesis is the delineation of a diagnosis based on the examination of the unit of structure and texture of the argumentative-dissertative essay (ADTs), written by High School students and the ones in preparatory course. In light of the recent literature on the production of this type of text, mapping the areas of mismatch between the suggestions of this literature on the ADT and the effective accomplishment of this type of text by the candidate. The diagnosis should allow the development of a framework that provides teachers with resources that can guide students to write texts that meet the expectations of the academic audience in terms of both structure and language requirements. The difficulty that writing production represents for most students, at all levels of education, is present in the discourse of teachers from the most divergent areas. As for the high school students, as well as the university ones, this difficulty relies on the writing of ADT - the type of text requested for the students, but in which they, according to research, find it difficult to argue, discuss and persuade. For the executive secretary of MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, the writing relates to the language performance. With the basic support of Systemic Functional Linguistics - a multiperspective model, designed to give analysts complementary lenses for the interpretation of the language in use. This thesis examines interpersonal aspects related to gender structure - with its stages and purposes, as well as the texture of the ADT, focusing on the lexicalgrammatical choices of the text (cohesion, coherence, modality and evaluation). The research should answer the following questions: (a) What are the interpersonal resources that affect the success of producing an ADT? (b) What role does the gender structure unit play in this issue? and the texture unit? The diagnosis should allow the development of a framework that provides teachers with resources that can guide students to write texts that meet the expectations of the academic audience in terms of both structure and language requirementseng
dc.description.provenanceSubmitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2017-12-05T13:18:18Z No. of bitstreams: 1 Maria Piedade Teodoro da Silva.pdf: 815184 bytes, checksum: d0b8765dc63ddad7bc488aa4d6433826 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-05T13:18:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Piedade Teodoro da Silva.pdf: 815184 bytes, checksum: d0b8765dc63ddad7bc488aa4d6433826 (MD5) Previous issue date: 2017-11-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/44035/Maria%20Piedade%20Teodoro%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua portuguesa - Lexicografiapor
dc.subjectPersuasão (Retórica)por
dc.subjectFuncionalismo (Linguística)por
dc.subjectPortuguese language - Lexicographyeng
dc.subjectPersuasion (Rhetoric)eng
dc.subjectFunctionalism (Linguistics)eng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleProposta de um modelo teórico para o ensino de texto dissertativo-argumentativo para alunos do Ensino Médio: um enfoque da Linguística Sistêmico-Funcionalpor
dc.typeTesepor
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