???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20650
Tipo do documento: Dissertação
Título: Recursos retóricos para a construção de contexto em um editorial de jornal: um enfoque crítico da Linguística Sistêmico-Funcional
Autor: Bertelli, Adriana Baldas Kutz
Primeiro orientador: Ikeda, Sumiko Nishitani
Resumo: O objetivo desta dissertação de mestrado é o exame crítico da função da língua na construção de contexto no processo persuasivo presente no editorial intitulado “O Quinto Centenário”, publicado no jornal Folha de S.Paulo, em 24.04.2000. A pesquisa tem o apoio teórico-metodológico da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), que envolve a noção de avaliatividade (MARTIN, 2000, 2003), a avaliação ética, estética e de emoções – na construção de um “mundo textual” que contribui na construção de contexto. Tem sido aceito por estudiosos que tratam da língua e do texto (embora o fato já estivesse claro para os profissionais da retórica, por milênios) que a apresentação implícita de conteúdo pode facilitar a persuasão da audiência. A língua trabalha nos processos sociais, construindo ativamente o contexto, ao mesmo tempo em que ela é também sua expressão (LUKIN, 2013) e, nesse processo, os significados são influenciados pelo contexto cultural – gênero – e pelo contexto situacional – registro – em que são intercambiados (HALLIDAY, 1994, 2004). A língua é um modo de ação e não apenas uma expressão do pensamento no que se refere às relações entre texto, contexto e suas extensões (MALINOWSKI, 1935). Nessas questões, a pesquisa conta também com o apoio da Linguística Crítica (FOWLER, 1991), para a qual qualquer aspecto da estrutura linguística carrega significação ideológica. Para os sociólogos, o noticiário jornalístico é uma mercadoria no processo empresarial de fornecimento de formas de consciência. A pesquisa, de natureza crítica, responde às seguintes perguntas: (a) Que trabalho de “construção de contexto” faz o gênero editorial examinado? (b) Que papel exerce a construção de contexto no processo persuasivo que percorre o editorial? Os resultados mostram a construção de um contexto que se apoia no conhecimento do leitor, presente em seu frame, num processo de intersubjetividade, que o faz cúmplice das intenções do jornal. Assim, o editorial constrói um discurso que é coerente nesse “mundo textual” (DOWNING 2003), embora unilateral na subjacência do texto, feito pelo provedor da notícia em consonância com ideias de grupos controladores numa sociedade industrialcapitalista, porque o jornal é uma indústria com seus próprios interesses comerciais
Abstract: The objective of this master's thesis is the critical examination of the role of language in the construction of context in the persuasive process present in the editorial entitled "O Quinto Centenário” (The Fifth Centenary), published in the newspaper Folha de S.Paulo, on 24.04.2000. The research has the theoretical-methodological support of Systemic-Functional Linguistics (SFL), which involves the notion of evaluation (MARTIN, 2000, 2003), the ethical, aesthetic and emotional evaluation – in the construction of a "textual world" that contributes to the context construction. Scholars, who deal with language and text (although the fact has been clear to rhetoric practitioners for millennia), have accepted it, that the implicit presentation of content may facilitate persuasion of the audience. Language works in social processes, actively constructing context, and, at the same time, it is its expression (LUKIN, 2013). In this process, meanings are influenced by the cultural context – genre – and by the situational context – register – in which they are exchanged (HALLIDAY, 1994, 2004). Language is a "way of action" and not just an "expression of thought" as it relates to the relationships between text, context and their extensions (MALINOWSKI, 1935). Relating to these questions, research also has the support of Critical Linguistics (FOWLER, 1991), for which any aspect of the linguistic structure carries ideological significance. For sociologists, journalistic news is a commodity in the business process of providing forms of consciousness. The research, of a critical nature, answers the following questions: (a) What "context-building" work does the editorial genre examined do? (B) What role does the construction of context play in the persuasive process that runs through the editorial? The results show the construction of a context that is based on the knowledge of the reader, present in its frame, in a process of intersubjectivity, which makes it complicit in the intentions of the newspaper. Thus, the editorial constructs a discourse that is coherent in this "textual world" (DOWNING 2003), although unilateral in the underlay of the text, made by the news provider in line with ideas of controlling groups in an industrial-capitalist society, because the newspaper is an industry with its own commercial interests
Palavras-chave: Jornalismo - Linguagem
Contexto (Linguística)
Retórica
Journalism - Language
Context (Linguistics)
Rhetoric
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4254881A9
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Bertelli, Adriana Baldas Kutz. Recursos retóricos para a construção de contexto em um editorial de jornal: um enfoque crítico da Linguística Sistêmico-Funcional. 2017. 76 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20650
Data de defesa: 29-Nov-2017
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana Baldas Kutz Bertelli.pdf851,77 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.