REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/2071
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLotufo Junior, Zenon-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235773D1por
dc.contributor.advisor1Valle, João Edenio dos Reis-
dc.date.accessioned2016-04-25T19:20:54Z-
dc.date.available2008-07-21-
dc.date.issued2008-06-09-
dc.identifier.citationLotufo Junior, Zenon. Origens e conseqüências psicológicas da doutrina da satisfação penal. 2008. 228 f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/2071-
dc.description.resumoA imagem de Deus é um construto em grande medida inconsciente no qual predominam os sentimentos. Difere do conceito de Deus por ser este um conjunto consciente de idéias. Um volume considerável de pesquisas vem procurando mostrar como se forma na mente infantil essa imagem e de que forma ela influencia, por um lado, a religiosidade do indivíduo e, por outro, seu bem-estar psicológico e espiritual. Essas pesquisas, juntamente com a experiência clínica e outros fatores, apontam para o fato de que o modo como se interpreta cada elemento da vida religiosa varia radicalmente em função de o indivíduo ser portador da imagem de um Deus amoroso e compassivo ou da imagem de um Deus punitivo e rancoroso. O presente trabalho busca analisar, á luz dos conhecimentos atuais da ciência psicológica, em especial daquilo que se relaciona com a imagem de Deus, a doutrina cristã da satisfação penal, ou seja, a explicação para a morte de Cristo que os teólogos conservadores, sobretudo os protestantes, consideram estar no centro da mensagem cristã. Tal doutrina, bem como o sistema em que ela se insere, conhecido como plano da salvação , implica em atribuir a Deus um caráter cruel, rancoroso e vingativo, de sorte que, tanto em sua origem quanto em sua difusão e sustentação, pode-se supor a atuação de uma imagem negativa de Deus. Por outro lado, com base no que se conhece atualmente sobre o efeito das cognições do indivíduo sobre seus afetos, procura-se estabelecer a relação entre a doutrina da satisfação penal, e a imagem de um Deus punitivo que ela envolve, com os sentimentos de culpa e vergonha, bem como com o empobrecimento da personalidadepor
dc.description.abstractThe image of God is a mainly unconscious construct in which feelings are predominant. It differs from the concept of God because this is a conscious set of ideas. A considerable volume of research dedicates itself in revealing how shapes this image in the infantile mind, and how it influences, by one side, the individual s religiosity, and by other, his psychological and spiritual well-being. These research, altogether with clinical experience and other factors, point to the fact that the way one interpret each element of religious life largely differs in accordance of being the individual a bearer of an image of a loving and compassionate God or an image of a wrathful and punitive God. The present paper intends to analyze, on the light of modern psychological science, especially in what touches the image of God, the Christian doctrine of penal satisfaction, that is to say, the explanation to Christ s death that conservative theologians, overall the protestant ones, do considerate as being in the center of the Christian message. Such a doctrine, as well as the system in which it inserts, known as the plan of salvation , implies ascribing to God a cruel, wrathful and vengeful character, in such a way that one may suppose the presence of a negative image of God acting both in its origin and in its diffusion and maintenance. On other side, grounded in what we presently know about the effects of the beliefs of an individual over his affects, an attempt is made in establishing the relation between the doctrine of penal satisfaction, and the image of a punitive God it involves, with guilt feelings and shame, just as the impoverishment of personalityeng
dc.description.sponsorshipFundação Mary Harriet Speers-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/3315/Zenon%20Lotufo%20Junior.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religiãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectSatisfação penalpor
dc.subjectCulpapor
dc.subjectVergonhapor
dc.subjectTeologia protestantepor
dc.subjectImage of Godeng
dc.subjectPenal satisfactioneng
dc.subjectGuilteng
dc.subjectShameeng
dc.subjectProtestant theologyeng
dc.subjectDeus (Cristianismo) -- Historia das doutrinaspor
dc.subjectImagem de Deuspor
dc.subjectExpiacaopor
dc.subjectProtestantismopor
dc.subjectTeologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleOrigens e conseqüências psicológicas da doutrina da satisfação penalpor
dc.title.alternativePsychological origins and consequences of the doctrine of penal satisfactioneng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Zenon Lotufo Junior.pdf
  Restricted Access
837,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.