REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Marcus de Souza-
dc.creator.ID46097490259por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131475H6por
dc.contributor.advisor1Camargo, Zuleica Antônia de-
dc.date.accessioned2017-12-20T14:10:33Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.citationAraújo, Marcus de Souza. Tecnologias digitais da informação e comunicação para fins educacionais na formação inicial de professores de Inglês. 2017. 244 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/20746-
dc.description.resumoEsta pesquisa de doutorado teve por objetivo investigar a percepção de quatro alunos-professores de inglês sobre a aprendizagem e a prática pedagógica com o uso das tecnologias, observando-se suas percepções acerca da inclusão das tecnologias no ensino-aprendizagem de inglês bem como o fomento do letramento digital desses alunos-professores a partir de uma disciplina curricular acadêmica do curso de Letras-Inglês. O referencial teórico baseia-se nos usos das tecnologias digitais da informação e comunicação (PRENSKY, 2010, 2012; BRAVO; COSLADO, 2012; COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL, 2014, 2016; FAVA, 2014, 2016; PISCHETOLA, 2016; entre outros), nas discussões sobre letramentos digitais (WARSCHAUER, 2006; LEMKE, 2010; SAVAGE; BARNET, 2015; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016, para citar alguns), nos conceitos de formação reflexiva de professores (DEWEY, 1910; GÓMEZ, 1995; SCHÖN, 1995, 2000; CELANI, 2003, 2010a, 2010b; RAMOS; FREIRE, 2009; entre outros) e na formação tecnológico-digital e pedagógica do professor (ALMEIDA; VALENTE, 2011; FANTIN; RIVOLTELLA, 2013; KENSKI, 2013, 2015; BATES, 2016; para citar alguns). Com relação à metodologia, esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso qualitativo (STAKE, 1995; YIN, 2015) e interpretativista (MOITA-LOPES, 1994) na Linguística Aplicada e utiliza como instrumentos de pesquisa três questionários, uma entrevista, relatos reflexivos, atividades no Facebook, autoavaliação e notas de campo do pesquisador. Os dados da pesquisa foram gerados em uma disciplina curricular acadêmica específica sobre tecnologias do curso de Letras-Inglês de uma universidade federal do norte do país. Os resultados apontam que uma disciplina acadêmica específica sobre tecnologias tem papel relevante no curso de formação inicial de professores de inglês, pois além de mostrar a diversidade de aprendizagem com diferentes interfaces tecnológicas digitais, possibilita, também, que o futuro professor venha a refletir a respeito das potencialidades e da apropriação dessas tecnologias para fins pedagógicos. Nessa vertente, os dados mostram que a disciplina sobre tecnologias cumpriu uma de suas funções no currículo do curso de licenciatura Letras-Inglês ao promover, a partir de práticas reflexivas, o letramento digital dos participantes por meio da familiarização de diversas interfaces tecnológicas digitais para propósitos educacionais que eram desconhecidas por eles no início da disciplina. Defende-se, assim, que as TDIC trazem múltiplas vantagens ao serem incorporadas à pedagogia da sala de aula de maneira reflexiva, funcional e crítica no curso de Letras, trazendo contribuições importantes para a formação inicial de professores de inglêspor
dc.description.abstractThis Ph.D. research aimed at investigating four student-teachers´perceptions about learning and pedagogical practices with the use of technologies, observing their perceptions about the insertion of technologies in English teaching-learning as well as the promotion of these student-teachers´ digital literacy in a subject which is part of the curriculum of an English-language teaching undergraduate program. This study is grounded on theoretical discussions regarding the uses of Information and Communication Digital Technologies (PRENSKY, 2010, 2012; BRAVO; COSLADO, 2012; COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL, 2014, 2016; FAVA, 2014, 2016; PISCHETOLA, 2016; among others), digital literacy (WARSCHAUER, 2006; LEMKE, 2010; SAVAGE; BARNET, 2015; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016; to mention a few), reflective teacher education (DEWEY, 1910; GÓMEZ, 1995; SCHÖN, 1995, 2000; CELANI, 2003, 2010a, 2010b; RAMOS; FREIRE, 2009; among others) and technological-digital and pedagogical teacher education (ALMEIDA; VALENTE, 2011; FANTIN; RIVOLTELLA, 2013; KENSKI, 2013, 2015; BATES, 2016; to mention a few). As for the methods, this research is considered an interpretativist, qualitative case study (MOITA-LOPES, 1994; STAKE, 1995; YIN, 2015) in Applied Linguistics. The research instruments used were: three questionnaires, an interview, reflective reports, Facebook activities, a self-assessment report, and the researcher´s field notes. The research data were gathered in a curricular subject on technologies in an English-language teaching undergraduate program at a federal university in the north of Brazil. The results point out that a specific academic subject on technologies plays a relevant role in English-language teaching undergraduate programs, since not only does it provide learning diversity with different digital technological interfaces, but it also allows the teacher-to-be to reflect upon the potential and appropriation of these technologies for teaching purposes. On this aspect, the research data show that the subject on technology fulfilled one of its roles in the curriculum of the English-language teaching undergraduate program in focus by promoting, by means of reflective practices, the participants´ digital literacy. This literacy was developed through the familiarization of the participants with diverse digital technological interfaces for educational purposes, which were unknown to them at the beginning of the subject. It is argued, therefore, that Information and Communication Digital Technologies will provide many benefits when incorporated into classroom pedagogy in a reflexive, functional and critical way, as well as bring important contributions to English-language teaching undergraduate students´educationeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/44421/Marcus%20de%20Souza%20Ara%c3%bajo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectProfessores de inglês - Formação profissionalpor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectInformation and communication digital technologieseng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectEnglish teachers - Professional qualificationeng
dc.subjectStudent teachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleTecnologias digitais da informação e comunicação para fins educacionais na formação inicial de professores de Inglêspor
dc.title.alternativeInformation and communication digital technologies for educational purposes in pre-service English language teacher educationeng
dc.typeTesepor
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