REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20807
Tipo: Dissertação
Título: O espetáculo do grotesco nos filmes de Pedro Almodóvar
Autor(es): Martins, Gabriela Borges da Silva
Primeiro Orientador: Menezes, Philadelpho
Resumo: A obra do cineasta espanhol Pedro Almodóvar é abordada sobre dois aspectos. O primeiro refere-se ao uso do metalinguagem, pois percebe-se que seus filmes possuem um diálogo com a própria linguagem cinematográfica. O segundo aspecto a ser abordado refere-se a intersemioticidade e à incorporação de outras linguagens na linguagem cinematográfica, presente na repetição de temas, cenas e situações. Em especial, no diálogo entre os meios de comunicação de massa, como a fotografia, o vídeo e a história em quadrinhos, com o cinema. Dentre as relações intersemióticas, aparece constantemente, como uma espécie de personagem, a referência e o diálogo com a televisão. Considerando o caráter espetacularizador e revelador empreendido pela televisão, aponta-se uma correlação entre os filmes de Almodóvar e os estudos de Mikhail Bakhtin sobre o espetáculo cômico popular e o realismo grotesco no Idade Média. Como a festa popular, apresentada sob a forma de espetáculo, os meios de comunicação de massa, principalmente a televisão, redimensionam o espaço público e trazem um espetáculo individualizado para dentro de nossas casas. Nos filmes de Almodóvar esses espetáculos televisivos diários são vistos nos telejornais noturnos, nos reality shows e nos anúncios publicitários. Para isso, o diretor se apropria e faz uso do discurso paródico. A inversão paródica é percebida em relação às imagens e aos diálogos e monólogos transmitidos pelos personagens. As imagens espetacularizadas da performance das personagens, por sua vez, se apresentam como manifestações grotescas que se destacam pelo caráter hiperbólico e excessivo de suas transmissões televisivas exibidas nos filmes
Abstract: The dissertation has no abstract
Palavras-chave: Almodóvar, Pedro [1951- ] - Crítica e interpretação
Cinema espanhol
Comunicação de massa
Cinema - Linguagem
Paródia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Martins, Gabriela Borges da Silva. O espetáculo do grotesco nos filmes de Pedro Almodóvar. 1997. 175 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20807
Data do documento: 3-Fev-1997
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela Borges da Silva Martins.pdf
  Restricted Access
12,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.