Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20807
Tipo: | Dissertação |
Título: | O espetáculo do grotesco nos filmes de Pedro Almodóvar |
Autor(es): | Martins, Gabriela Borges da Silva |
Primeiro Orientador: | Menezes, Philadelpho |
Resumo: | A obra do cineasta espanhol Pedro Almodóvar é abordada sobre dois aspectos. O primeiro refere-se ao uso do metalinguagem, pois percebe-se que seus filmes possuem um diálogo com a própria linguagem cinematográfica. O segundo aspecto a ser abordado refere-se a intersemioticidade e à incorporação de outras linguagens na linguagem cinematográfica, presente na repetição de temas, cenas e situações. Em especial, no diálogo entre os meios de comunicação de massa, como a fotografia, o vídeo e a história em quadrinhos, com o cinema. Dentre as relações intersemióticas, aparece constantemente, como uma espécie de personagem, a referência e o diálogo com a televisão. Considerando o caráter espetacularizador e revelador empreendido pela televisão, aponta-se uma correlação entre os filmes de Almodóvar e os estudos de Mikhail Bakhtin sobre o espetáculo cômico popular e o realismo grotesco no Idade Média. Como a festa popular, apresentada sob a forma de espetáculo, os meios de comunicação de massa, principalmente a televisão, redimensionam o espaço público e trazem um espetáculo individualizado para dentro de nossas casas. Nos filmes de Almodóvar esses espetáculos televisivos diários são vistos nos telejornais noturnos, nos reality shows e nos anúncios publicitários. Para isso, o diretor se apropria e faz uso do discurso paródico. A inversão paródica é percebida em relação às imagens e aos diálogos e monólogos transmitidos pelos personagens. As imagens espetacularizadas da performance das personagens, por sua vez, se apresentam como manifestações grotescas que se destacam pelo caráter hiperbólico e excessivo de suas transmissões televisivas exibidas nos filmes |
Abstract: | The dissertation has no abstract |
Palavras-chave: | Almodóvar, Pedro [1951- ] - Crítica e interpretação Cinema espanhol Comunicação de massa Cinema - Linguagem Paródia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Martins, Gabriela Borges da Silva. O espetáculo do grotesco nos filmes de Pedro Almodóvar. 1997. 175 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20807 |
Data do documento: | 3-Fev-1997 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gabriela Borges da Silva Martins.pdf Restricted Access | 12,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.