REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
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Tipo: Dissertação
Título: Leitura: um estudo sobre a construção da informatividade em textos jornalísticos
Autor(es): Venancio, Carla Cristina de Sousa
Primeiro Orientador: Siqueira, João Hilton Sayeg de
Resumo: O tema desta dissertação é o estudo da construção da informatividade em textos formalísticos específicos, por meio da análise de dois aspectos: as ordens de informatividade e as fontes de expectativas humanas apresentadas por Beaugrande & Dressler (1994), a partir dos princípios básicos de organização da notícia propostos por Lage (1993) e das peculiaridades da linguagem. Entendemos por informatividade a capacidade que tem um texto de apresentar informações novas e inesperadas, informando efetivamente o leitor. Para isso, é necessário avaliarmos a suficiência de dados e a imprevisibilidade presentes no texto. Avaliar a suficiência de dados significa examinar se o texto fornece ao leitor os elementos indispensáveis a uma interpretação que corresponda às intenções de quem o produziu. Devemos explicitar os dados que não podem ser deduzidos por meio dos conhecimentos que o texto ativa, bem como aqueles que não podem ser tornados como de domínio prévio do leitor. Por outro lado, um texto informativo deve mostrar-se relativamente imprevisível, isto é, não apresentar apenas o que se considera óbvio para o leitor. Nesse sentido, a reprodução de clichês fere esta condição. Mas não só: reproduzir a voz do sendo comum ou da ideologia dominante contribuem para aumentar a previsibilidade do texto. A partir da análise de sete notícias publicadas em jornais paulistanos sobre a vitória de Celso Pitta, acreditamos que a informatividade seja construída na relação produtor-leitor: o primeiro tem a intenção de informar e empenha-se para isso; o segundo quer se informar e busca o que deseja. Porém isso não basta para termos um texto informativo, pais o que é informativo para o leitor A pode não o ser para o leitor B. Parece-nos que determinar se um texto e informativo ou não depende exclusivamente do leitor: é ele quem decide se valeu a pena ler o texto e só ele poderá determinar o quanto a realização de determinada leitura contribuiu para informá-lo. Assim, embora a informatividade seja construída na interação produtor-leitor, somente o segundo poderá avaliar se os dados apresentados contribuíram ou não para realizar sua intenção. Assim, ao contrário de Beaugrande & Dressler que consideram a informatividade como fator pragmático de textualidade, acreditamos que este fator esteja ligado à matéria conceitual do discurso, pois lida com conhecimentos partilhados pelos inter1ocutores. Assim, ao mesmo tempo que contribui para a eficiência pragmática do texto, conferindo-lhe interesse e relevância, também se coloca como fator constitutivo da unidade 1ógico-semântica-cognitivo do discurso. Nesse sentido, a informatividade desempenha papel fundamental na seleção e arranjo de alternativas no texto, constituindo-se num importante controle na limitação e motivação dessas escolhas, que, apesar de dependerem diretamente dos objetivos do emissor, podem ser identificadas e recuperadas pelo leitor, a partir da organização do texto e de suas peculiaridades lingüísticas
Abstract: The dissertation has no abstract
Palavras-chave: Compreensão na leitura
Jornalismo - Linguagem
Notícias
Jornalismo - Manuais de estilo
Jornalismo - Manuais de estilo
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Venancio, Carla Cristina de Sousa. Leitura: um estudo sobre a construção da informatividade em textos jornalísticos. 1999. 105 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20861
Data do documento: 13-Mai-1999
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