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Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção da argumentação em redações do 9º ano do Ensino Fundamental: uma análise de provas do Saresp 2014
Título(s) alternativo(s): The construction of argumentation in texts of the ninth grade elementary school: an analysis of the exams of the Saresp 2014
Autor: Castro, Alesandra do Vale
Primeiro orientador: Marquesi, Sueli Cristina
Resumo: Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e tem como tema a construção da argumentação em redações do 9º ano do Ensino Fundamental produzidas no contexto do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). A pergunta de pesquisa que orienta este estudo é: Como os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental que realizam o Saresp organizam as sequências textuais argumentativas e utilizam os operadores argumentativos na construção de textos dissertativo-argumentativos? Para respondermos a esse questionamento, estabelecemos como objetivo geral verificar a construção da argumentação em textos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental no contexto do Saresp 2014. Já os objetivos específicos são: 1) identificar, descrever e analisar as sequências argumentativas e os operadores argumentativos presentes nos textos analisados e 2) discutir a relação entre as sequências e os operadores argumentativos na constituição da argumentação nesses textos. O aporte teórico que fundamenta esta pesquisa é composto principalmente por Koch (2009), Fávero e Koch (2012 [1983]); Marcuschi (2008), Cabral (2017), Travaglia (2017) e Adam (1992; 2011). O corpus deste trabalho é composto por trinta textos, selecionados de um conjunto de cem produções. Nesta dissertação, consideramos quatro textos, cujas análises apresentamos a título de exemplificação. Estabelecemos como categorias de análise as sequências textuais argumentativas e os operadores argumentativos. Os resultados obtidos revelam que, embora os alunos construam textos dissertativo-argumentativos e empreguem os operadores argumentativos, não o fazem visando à efetiva persuasão e convencimento do interlocutor, o que evidencia a necessidade de se desenvolver conteúdos e estratégias de ensino de escrita que privilegiem construção da argumentação
Abstract: This thesis is situated in the Reading, Writing and Teaching of Portuguese Language research line of the Program of Postgraduate Studies in Portuguese Language at the Pontifical Catholic University of São Paulo. The theme is the construction of argumentation in texts produced by the ninth grade elementary school students at the System of School Performance Assessment of the State of São Paulo (Saresp). The research question that guides this study is: How do the students of the ninth grade elementary school that participate of the Saresp organize the argumentative textual sequences and use the argumentative operators in argumentative texts? In order to answer this question, we established the general objective: to verify the argumentation in texts wrote by the ninth grade elementary school at the Saresp 2014 edition. The specific objectives are: 1) to identify, describe and analyze argumentative sequences and argumentative operators present in the analyzed texts, and 2) to discuss the relationship between sequences and argumentative operators in these texts. The mainly theoretical basis for the research is Koch (2009), Fávero and Koch (2012 [1983]), Marcuschi (2008), Cabral (2017), Travaglia (2017), and Adam (1992; 2011). The corpus is formed by thirty written productions selected among a set of one hundred texts. Here, we present the analysis of four texts as examples. The categories of analysis are textual argumentative sequences and argumentative operators. The results obtained show that, although the students write argumentative texts and use the argumentative operators, they do not aim at the effective persuasion and persuasion of the interlocutor. This perception highlights the need to develop contents and strategies of teaching writing argumentative texts that privilege the construction of the argumentation
Palavras-chave: Argumentação
Redação
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp)
Argumentation
Texts produced
System of School Performance Assessment of the State of São Paulo (Saresp)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Castro, Alesandra do Vale. A construção da argumentação em redações do 9º ano do Ensino Fundamental: uma análise de provas do Saresp 2014. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20874
Data de defesa: 23-Feb-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

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