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dc.creatorCândido, Viviane Cristina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737143Z9por
dc.contributor.advisor1Ponde, Luiz Felipe-
dc.date.accessioned2016-04-25T19:20:56Z-
dc.date.available2009-03-27-
dc.date.issued2008-12-01-
dc.identifier.citationCândido, Viviane Cristina. Epistemology of the controversy to religious teaching: learning and teaching on the difference, established on Franz Rosenzweig thought. 2008. 411 f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/2092-
dc.description.resumoObjetivo: Propor uma epistemologia que fundamente essa disciplina, vinculada às Ciências da Religião, como uma área externa, capaz de oferecer referenciais teóricos para a prática educacional, considerando o objeto de estudo comum a religião. Justificativa: O ER - Ensino Religioso é parte integrante do currículo das escolas de educação básica. Estabelecido como área de conhecimento, sua prática pedagógica é portadora de indefinições e ambigüidades relativas à sua natureza e finalidade, resultado da falta de referenciais teóricos específicos do campo de estudo da religião. Hipóteses: A finalidade do ER é possibilitar aos educandos uma ampliação de sua visão de mundo pela maior compreensão das questões religiosas, a partir de um estudo da religião que colabore para a compreensão e vivência do autenticamente humano; a tensão entre instituição e experiência religiosas como metodologia para o estudo da religião; uma epistemologia da controvérsia alicerçada na Filosofia da Religião, no âmbito das Ciências da Religião. Aspectos teórico-metodológicos e resultado obtido: Esta pesquisa evidenciou o ambiente de controvérsias em que está inserido o ER e seus conceitos relacionados no campo das Ciências e postulou a epistemologia da controvérsia, fundamentada no pensamento de Franz Rosenzweig, como referencial para a prática pedagógica do ER. Demonstrou ainda que, uma vez que o que se pretende é o diálogo entre a razão e a razão religiosa no espaço/tempo da escola, a Filosofia da Religião, no âmbito das Ciências da Religião, é a área que sustenta essa epistemologia. Utilizando o próprio método Rosenzweig apontou a tensão entre instituição e experiência religiosas como metodologia para o estudo da religião nas aulas de Ensino Religiosopor
dc.description.abstractObjective: To propose an epistemology which establishes this subject, entailed to Religion Sciences, as an outside area, capable to offer theorical indication to the educational practice, considering the common object of study religion. Justification: Religious Teaching is an integrant part of the curriculum of basic education schools. Established as a knowledgement area, its pedagogical practice is a bearing of indefiniteness and ambiguousness related to its nature and purpose, as a result of the lack of specific theorical indications of the religious study field. Hypothesis: Religious Teaching finality is to enable to scholars an enlargement of their world view trough a biggest comprehension of religious issues, from a religion study which contributes to the comprehension and experience of the authentically human; the tension among both religious institution and experience as a methodology to religion study; an epistemology of the controversy based on the philosophy of the religion, in the ambit of Religion Sciences. Theoretical-methodological aspects and obtained result: This research let evident the ambient of controversies in which is insert Religious Teaching and its concepts related in the field of Sciences and postulated the epistemology of the controversy, based on Franz Rosenzweig thought, as a referential to the pedagogical practice of Religious Teaching. It also displayed that, once what is intended is the dialog among reason and religious reason inside school space/time, in the ambit of Religion Sciences, is the area which supports this epistemology. Using the own Rosenzweig method assigned the tension among both religious institution and experience as the methodology to the religion study in the Religious Teaching classeseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-25T19:20:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Viviane Cristina Candido.pdf: 2573073 bytes, checksum: a7386cb9b1201ebc43e4fda03e3bf68d (MD5) Previous issue date: 2008-12-01eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/3355/Viviane%20Cristina%20Candido.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstituição religiosapor
dc.subjectEpistemologiapor
dc.subjectFilosofia da religiãopor
dc.subjectReligious teachingeng
dc.subjectEpistemologyeng
dc.subjectReligious institutioneng
dc.subjectReligious experienceeng
dc.subjectPhilosophy of the religioneng
dc.subjectRosenzweig, Franz -- 1886-1929 -- Critica e interpretacaopor
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectExperiencia (Religiao)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleEpistemologia da controvérsia para o ensino religioso: aprendendo e ensinando na diferença, fundamentados no pensamento de Franz Rosenzweigpor
dc.title.alternativeEpistemology of the controversy to religious teaching: learning and teaching on the difference, established on Franz Rosenzweig thoughteng
dc.typeTesepor
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