???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21068
Tipo do documento: Tese
Título: Análise da implantação dos Trabalhos Colaborativos de Autoria em escolas da região de Itaquera, no município de São Paulo
Autor: Costa, Valter de Almeida 
Primeiro orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: Essa pesquisa analisou dentro do processo de reorganização curricular promovido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, que instituiu o Ciclo Autoral como etapa final do Ensino Fundamental, os aspectos relacionados ao Trabalho Colaborativo de Autoria, o T.C.A. que passou a ser desenvolvido por alunos desse ciclo, sob a orientação de seus educadores. Possui, então, como objetivo geral a análise do processo de implantação desses Trabalhos Colaborativos de Autoria identificando suas dificuldades e conquistas nas escolas pesquisadas. Constituíram seus objetivos específicos, a análise de como esse projeto abordou ou não temas mais políticos nessas escolas, em uma perspectiva de crítica social, no contexto de uma época em que cresce a pressão pela progressiva despolitização do currículo
Abstract: This study examined, in the curricular reorganization process promoted by the Municipal Secretary of Education of São Paulo, which instituted the Authorial Cycle as the final stage of Primary Education, the aspects related to the Collaborative Study of Authorship, the C.S.A., which was developed by students of this cycle, under the guidance of their teachers. The general objective was to analyze the process of implanting these Collaborative Studies of Authorship by identifying their difficulties and achievements in the schools observed. The specific objectives of the study constitute an analysis of how this project, in these schools, addressed or not more political themes, from the perspective of social criticism, in the context of an era in which there is increasing pressure for the progressive depoliticization of the curriculum
Palavras-chave: Ensino Fundamental - Currículo
Trabalho Colaborativo de Autoria
Política e educação
Primary Education - Curriculum
Collaborative Study of Authorship
Policy and education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Costa, Valter de Almeida. Análise da implantação dos Trabalhos Colaborativos de Autoria em escolas da região de Itaquera, no município de São Paulo. 2018. 161 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21068
Data de defesa: 19-Mar-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valter de Almeida Costa.pdf911,06 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.