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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21137
Tipo do documento: Tese
Título: Oficina pedagógica de escrita para surdos usuários da Libras
Autor: Cardoso Junior, Waldemar dos Santos 
Primeiro orientador: Siqueira, João Hilton Sayeg de
Resumo: Esta tese está inserida na linha de pesquisa Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e tem como tema o trabalho pedagógico de escrita do gênero textual cartaz, desenvolvido no âmbito do Projeto de Extensão Universitário – Oficina de Leitura e Escrita de Português para Surdos (PEU-OLEPS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), por aprendizes surdos usuários da Libras. O objetivo geral é desenvolver atividades de escrita orientadas à produção do gênero textual cartaz para o ensino da modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua para aprendizes surdos. Em decorrência desse objetivo geral, tem-se os seguintes objetivos específicos: 1) verificar o conhecimento dos aprendizes surdos por meio de avaliação diagnóstica de leitura e escrita; 2) refletir sobre as implicações de uma proposta pedagógica de escrita de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos; 3) descrever os processos e as etapas do ensino-aprendizagem de LP-SLE para aprendizes surdos, com base no trabalho pedagógico com o gênero textual cartaz. A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo participante, envolveu sete aprendizes surdos usuários da Libras que realizaram atividades de escrita do gênero textual cartaz entre março e maio de 2015. O andamento de atividades obedeceu ao cumprimento de três fases: primeira fase – avaliação diagnóstica nos aprendizes em relação à leitura e escrita de gêneros textuais; segunda fase – proposta pedagógica de escrita do gênero textual cartaz; terceira fase – prática de escrita do gênero textual cartaz sobre a temática corrupção no Brasil. Os resultados indicam que, embora os aprendizes tenham demonstrado, inicialmente, dificuldades de compreensão textual e de escrita, o trabalho pedagógico que envolveu a contextualização da temática a ser trabalhada, assim como do gênero textual, além do exercício contínuo de escrita e reescrita, levaram os aprendizes a produção de textos significativos do ponto de vista comunicativo
Abstract: This thesis is situated in the research domain named Reading, Writing and Teaching of Portuguese Language, of the Postgraduate Studies in Portuguese Language Program of the São Paulo Catholic University (PUC-SP). The research theme is the pedagogical work of writing a poster, which was developed by deaf learners at the University Extension Project - Portuguese Reading and Writing Workshop for the Deaf (PEU-OLEPS), that takes place at the Pará Federal University (UFPA). The main objective is to develop writing activities for deaf learners create a poster in the context of Portuguese as a second language. The specific objectives are: 1) to verify the knowledge of the deaf learners through diagnostic evaluation of reading and writing; 2) to think about the implications of a pedagogical purpose of writing considering Portuguese as a second language for deaf learners; 3) to describe the processes and stages of the teaching-learning of Portuguese as a second language for deaf learners, based on the pedagogical work with the textual genre named poster. This research, that is qualitative and participant, involved seven deaf learners who use the Brazilian Sign Language. From March to May 2015, these students carried out writing activities of the textual genre named poster. The progress of the activities occurred in three phases: first phase - diagnostic evaluation of the learners related to the reading and writing of textual genres; second phase - pedagogical proposal of writing the textual genre named poster; third phase - writing practice of a poster about the corruption in Brazil. The results indicate that, although the learners initially demonstrated difficulties in textual and written comprehension, the pedagogical work that involved the contextualization of the theme, as well as the textual genre, besides the continuous exercise of writing and rewriting, led the learners to produce texts more meaningful from a communicative point of view
Palavras-chave: Surdos - Educação
Língua Portuguesa - Escrita
Linguagem e línguas
Deaf - Education
Portuguese language - Writing
Language and languages
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Cardoso Junior, Waldemar dos Santos. Oficina pedagógica de escrita para surdos usuários da Libras. 2018. 203 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21137
Data de defesa: 6-Apr-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

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