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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21162
Tipo: | Tese |
Título: | Um, dois, três: a dança é o pensamento do corpo |
Autor(es): | Katz, Helena |
Primeiro Orientador: | Santaella, Lucia |
Resumo: | Um, Dois. Três, A Dança é o Pensamento do Corpo oferece três eixos independentes e não seqüenciais de leitura. No primeiro, a ênfase recai sobre a percepção; no segundo, sobre o conhecimento; e, no terceiro, sobre a evolução. Os três se organizam a partir de um mesmo entendimento: o da urgência em promover um trânsito entre arte e ciência. Para que os enunciamentos estéticos e científicos se aproximem como vírus transformadores dos ambientes prévios de ambos. A dessintonia provoca compartimentação viciada e impede a expansão da visualidade. Na medida em que ciência e arte não se reconhecem, seus saberes emagrecem. Permanecem como as caixas fechadas que se voltam para seus dentros. Quando algum talho as rasga, rearranja seus interiores no contato com novos fluxos. Ao apresentar a dança como um pensamento do corpo, este trabalho intenta favorecer tal dinâmica. Pois a dança, vindo não se sabe muito bem de onde, oferece ao corpo dons insólitos. Movimentos muito estudados - como os de subir escadas, levar o garfo à boca, apontar um lápis - trazem benefícios de outra ordem. O movimento que se transforma em dança acontece como o refreamento daqueles sentimentos privados que, às vezes, se transformam em impulsos generosos. A compreensão dos acontecimentos neuroniais que tomam a forma do pensamento desenha um outro acesso à dança. Quando se descreve um velho fato com um novo vocabulário, cria-se um fato outro. Nos três momentos que se seguem, a dança aparece nesta maneira outra de ser iluminada. Quem quer que já tenha estado num teatro sabe que a luz, no palco, formata a cena. Como estamos navegando num texto, da mistura arte-ciência faremos nossos nascimentos (maneira de escolher formas). Depois, só a dança, nela mesma, nos deixa letrados em movimento. A dança não se subtrai a acidentes. Com ela, aprendemos o corpo como um lugar sem comportamento. Um Dois Três. Dissolver os efeitos dos antes para, nesta leitura, desvestir os figurinos habituais. A Dança é o Pensamento do Corpo |
Abstract: | The thesis has no abstract |
Palavras-chave: | Corpo humano Dança Percepção |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Katz, Helena. Um, dois, três: a dança é o pensamento do corpo. 1994. 199 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21162 |
Data do documento: | 13-Jun-1994 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
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