???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21409
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura do texto publicitário: proposta de encaminhamento didático
Título(s) alternativo(s): The reading of advertisement: a proposal for didactic routing
Autor: Ignácio, Luciana Aparecida Boaventura de Oliveira 
Primeiro orientador: Passarelli, Lílian Maria Ghiuro
Resumo: A presente pesquisa, orientada pela perspectiva sociocognitivo-interacionista, aborda a leitura no âmbito escolar e considera essa atividade um processo de interação entre autor-texto-leitor. Tem como base a noção de que a ativação do conhecimento prévio do leitor constitui uma estratégia fundamental para a produção de inferências e, consequentemente, para a construção de sentidos e para a compreensão. Nesse contexto, a pergunta de pesquisa que norteia este estudo é: Em que medida o encaminhamento didático contribui para o ensino de leitura? Para responder a esse questionamento, estabeleceu-se como objetivo geral: compreender as estratégias de leitura na construção de sentidos por parte dos alunos-leitores. Os objetivos específicos, por sua vez, são: 1) identificar e analisar as estratégias de leitura que colaboram para a construção de sentidos pelos alunos-leitores. 2) empregar o encaminhamento didático como recurso para o ensino-aprendizagem em aulas de leitura. O aporte teórico que fundamenta esta investigação é composto principalmente por Carvalho (2002, 2014) Dolz e Schneuwly (2004), Ferreira (2010), Kleiman (2013), Koch (2009, 2015), Koch e Elias (2014), Marcuschi (2008), Passarelli (2012), Sandmann (2001) e Travaglia (2007a). O corpus selecionado é formado por três anúncios publicitários que, veiculados em épocas diferentes, permitem a observação de algumas mudanças em relação a aspectos linguísticos, culturais e imagéticos. Analisaram-se elementos textuais e as imagens que compõem tais peças, o que, conjuntamente, interagem para a construção do sentido. A proposta do encaminhamento didático possibilita o aprimoramento de práticas de ensino-aprendizagem de leitura nas aulas de língua portuguesa, em particular, no 8º ano do Ensino Fundamental II
Abstract: The present research, oriented by the socio-cognitive-interactionist perspective, approaches the reading that occurs in the school context and considers this activity a process of interaction between author-text-reader. It is based on the notion that the activation of the reader’s prior knowledge constitutes a fundamental strategy to produce inferences and, consequently, to meaning construction and understanding. In this context, the research question that guides this study is: To what extent does the didactic routing contributes to the teaching of reading? To answer this question, it was established as a general objective: to understand the strategies of reading in the construction of meanings by the student-readers. The specific objectives are: 1) to identify and analyze the reading strategies that collaborate for the construction of meanings by student-readers. 2) to use didactic routing as a resource for teaching-learning in reading classes. The theoretical contribution that underlies this research is composed mainly by Carvalho (2002, 2014), Dolz and Schneuwly (2004), Ferreira (2010), Kleiman (2013), Koch (2009, 2015), Koch and Elias (2014), Marcuschi (2008), Passarelli (2012), Sandmann (2001) and Travaglia (2007a). The selected corpus is formed by three advertisements from different times, which allow the observation of some changes concern to linguistic, cultural and imagery aspects. We analyze textual elements and the images that make up such pieces, which, together, interact for the construction of meaning. The didactic routing proposal enables the improvement of teaching-learning practices of reading in Portuguese language classes, particularly, in the 8th year of Elementary School II
Palavras-chave: Leitura
Compreensão na leitura
Anúncios - Linguagem
Reading
Reading comprehension
Advertising - Language
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Ignácio , Luciana Aparecida Boaventura de Oliveira. Leitura do texto publicitário: proposta de encaminhamento didático. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21409
Data de defesa: 15-Aug-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciana Aparecida Boaventura de Oliveira Ignácio.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.