REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
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Tipo: Dissertação
Título: Produção textual discursiva da opinião referente a problemas sociais do aluno de 9º ano do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Discursive textual production of the opinion about social issues of the 9th grade Elementary School students
Autor(es): Oliveira, Taize Grotto de
Primeiro Orientador: Silveira, Regina Célia Pagliuchi da
Resumo: Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Texto e Discurso nas Modalidades Oral e Escrita, do Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem como tema a construção opinativa em textos dissertativos produzidos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A pergunta de pesquisa apresenta-se como segue: Os alunos de 9º ano são capazes de elaborar e emitir as próprias opiniões ou apenas reproduzem opiniões alheias? O objetivo geral estabelecido é contribuir para o desenvolvimento de práticas docentes para o ensino da escrita de textos dissertativos a alunos do Ensino Fundamental, em particular, do 9º ano. Os objetivos específicos são: 1) promover a escrita de textos opinativos e identificar as dificuldades que envolvem a sua produção; 2) examinar as circunstâncias que propiciam a emissão de opinião; 3) analisar as produções de textos opinativos, designados como “textos pontos de vista”, elaborados pelos alunos pesquisados. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e adotou o procedimento metodológico teórico-analítico. O material utilizado na análise foi coletado de alunosparticipantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos indicam que a atividade desenvolvida possibilitou aos alunos produzirem textos opinativos com base em questões problemáticas vividas por eles em sua comunidade. A proposta mostrou-se eficaz, uma vez que a atividade fez sentido para os alunos, que se se identificaram com os temas que basearam as produções textuais oral e escrita. Nesse sentido, adotar práticas significativas de leitura e produção textual possibilita a compreensão mais ampla dos modos pelos quais os alunos veem, entendem e se expressam criticamente em relação à realidade que os cerca
Abstract: This dissertation is situated in the Text and Speech in Oral and Written Modalities research line of the Program of Postgraduate Studies in Portuguese Language at the Catholic University of São Paulo (PUC-SP). Its theme is the opinative construction in dissertation texts produced by students of the 9th grade of Elementary School. The research question is presented as follows: Are the students of the 9th grade of Elementary School able to draw up and express their own opinions or they only repeat opinions of others? The general goal is to contribute to the development of teaching practices for essay writing to elementary school students, in particular, the 9th grade’s students. The specific goals are: 1) to promote the writing of texts that express opinion and identify the difficulties involved in their production; 2) to examine the circumstances giving rise to opinion; 3) to analyze student’s texts that express opinion, designated as “texts points of view”. The research followed the qualitative approach and adopted the theoretical-analytical methodological procedure. The material used in the analysis was collected among students-participants of the 9th grade of Elementary School. The results indicate that the developed activity allowed the students to produce opinion-type texts based on problems that they experienced in their community. The proposal proved to be effective, since the activity made sense to the students, who identified themselves with the themes that based oral and written textual productions. Therefore, adopting meaningful reading and textual production practices enables a broader understanding of the ways in which students look, understand, and express themselves critically in relation to the reality that surrounds them
Palavras-chave: Problemas sociais
Produção textual
Análise do discurso
Social problems
Writing production
Discourse analysis
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Oliveira, Taize Grotto de. Produção textual discursiva da opinião referente a problemas sociais do aluno de 9º ano do Ensino Fundamental. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21483
Data do documento: 30-Ago-2018
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