???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21563
Tipo do documento: Tese
Título: Música, retórica e leitura: a mulher na MPB e a constituição do ethos feminino
Autor: Lyra, Elizabeth Rizzi 
Primeiro orientador: Ferreira, Luiz Antonio
Resumo: Esta tese, inserida na linha de pesquisa Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tem como tema o estudo da constituição do ethos feminino em músicas compostas por oradores do sexo feminino, bem como a leitura, sob a perspectiva da retórica, dessas músicas em sala de aula. Para que isso fosse possível, fizemos um breve percurso histórico sobre a participação da mulher na música, e da utilização do gênero canção na formação educacional dos jovens desde a Grécia Antiga até os dias atuais. Amparados pelos conceitos retóricos, analisamos as canções Resposta (1958) de Maysa, Essa mulher (1978) composta por Joyce em parceria com Ana Terra, e Pagu (2000) de Rita Lee para assim investigar quais recursos retóricos são utilizados na constituição do ethos da mulher. Evidenciamos, ao longo de nossa análise, aspectos relativos ao ethos (credibilidade do orador) e ao logos (argumentos e figuras), bem como os efeitos patéticos despertados no auditório por essas canções. O ethos da resistência e de manifestação de paixões há tanto reprimidas se descortinou potentemente nas canções. Com relação à leitura em sala de aula, podemos afirmar que as canções tornam-se fontes riquíssimas na formação de leitores competentes
Abstract: This work is part of the research line “Reading, Writting and Portuguese Language Teaching”, from the Postgraduate Program in Portuguese Language of the Pontifical Catholic University of São Paulo. It has as general objective, the constitution of the female ethos in songs written by women composers, as well as the reading, from the rhetorical perspective of those songs in the learning environment of a regular school. Therefore, we have analyzed the female participation in the music history and the application of musical genre in the formation of youth education since the Old Greece back to current days. Based on the theoretical concepts, we analyze the songs Resposta (1958) from Maysa, Essa mulher (1978) composed by Joyce feat Ana Terra and Pagu (2000) from Rita Lee, so we could analyze which rhetorical appeals are applied in the constitution of the ethos of the woman. We highlighted through this analysis, the related aspects to the ethos (the composer’s credibility) and the logos (arguments and figures), just as the pathetic effects awakened in the audience by those songs. The ethos of the resistance and the manifestation of the passion for so long repressed, strongly uncovers in the songs. Regarding the reading in class, we can assure that the songs become rich sources in the formation of competent readers
Palavras-chave: Mulheres musicistas
Mulheres na música
Compositoras
Música e retórica
Women musicians
Women in music
Women composers
Music and rhetoric
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Lyra, Elizabeth Rizzi. Música, retórica e leitura: a mulher na MPB e a constituição do ethos feminino. 2018. 150 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21563
Data de defesa: 19-Sep-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elizabeth Rizzi Lyra.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.