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Tipo do documento: Dissertação
Título: A presença da oralidade em textos produzidos por alunos da Educação de Jovens e Adultos
Autor: Costa, Gesu Wanderlei 
Primeiro orientador: Favero, Leonor Lopes
Resumo: Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Texto e Discurso nas Modalidades Oral e Escrita, do Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e tem como tema A presença da oralidade em textos produzidos por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo geral deste estudo é contribuir para a ampliação do letramento de alunos da EJA, segundo uma abordagem da oralidade e da escrita como práticas sociais e discursivas. Os objetivos específicos são: 1) identificar e analisar a variante informal explicitada por meio das marcas de oralidade presentes em textos dissertativos produzidos por alunos da EJA; 2) refletir acerca das implicações do emprego da variante informal por meio dessas marcas no desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Para atingirmos esses objetivos, adotamos os pressupostos teóricos da sociolinguística (ANTUNES, 2003; 2016; BAGNO, 2002; BORTONI-RICARDO, 2004; 2005; 2006 PRETI, 2004; 2006) e da linguística textual (FAVERO, 2008; FAVERO; KOCH, 2009; FAVERO; ANDRADE; AQUINO, 2012; MARCUSCHI, 1997; 2003; 2004; 2007; 2008; 2015). O corpus é formado por oito redações produzidas por alunos da EJA com base na proposta de redação da Unesp de 2003. A investigação realizada permitiu-nos verificar que os alunos pesquisados não têm a percepção de que a escrita varia menos que a fala; além disso, observamos que a construção textual escrita que eles realizam não apresenta congruência, necessária em textos do tipo dissertativo, como é o caso da redação de vestibular
Abstract: This study is linked to the line of text and speech research in the oral and written modalities of the program of post-graduate studies in the Portuguese language of the Pontifical Catholic University of São Paulo, and has as its theme The presence of orality in texts produced by young and adult education students (EJA). The general objective of this study is broadening the literacy of EJA students as an approaching of orality and writing as social and discursive practices. The specific objectives are 1) to identify and analyze the informal variant explained by the oral marks present in dissertations texts produced by EJA students; 2) to reflect on the implications of informal variant through these marks in the development of the communicative competence of the pupils. In order to achieve these objectives, we adopted the theoretical assumptions of Sociolinguistics (ANTUNES, 2003; 2016; BAGNO, 2002; BORTONI-RICARDO, 2004; 2005; 2006 PRETI, 2004; 2006) and textual linguistics (FAVERO, 2008; FAVERO KOCH, 2009; FAVERO ANDRADE AQUINO, 2012; MARCUSCHI, 1997; 2003; 2004; 2007; 2008; 2015). The corpus consists of eight essays produced by EJA students based on the essay proposal of UNESP of 2003. The research has allowed us to verify that the students surveyed do not have the perception that the writing varies less than the speech. Therefore, we note the written construction that they perform does not present coherence necessary in Argumentative texts, as it is the case in a vestibular essay
Palavras-chave: Letramento
Oralidade na literatura
Educação de jovens e adultos
Língua portuguesa - Escrita
Orality in literature
Portuguese language - Writting
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Costa, Gesu Wanderlei. A presença da oralidade em textos produzidos por alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21568
Data de defesa: 28-Aug-2018
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