???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21634
Tipo do documento: Tese
Título: A representação da realidade em textos opinativos produzidos em situação de vestibular
Autor: Teixeira, Inês 
Primeiro orientador: Ferreira, Luiz Antonio
Resumo: Este trabalho, sob a perspectiva da retórica, tem como objetivo conceber uma reflexão analítica da argumentação de redação de vestibular, por compreender que as teorias de estudos da Retórica antiga e da Nova Retórica são essenciais não só para interpretar enunciados, mas também para construir valores, ideias e visões de mundo que levem à interação social, o aperfeiçoamento histórico e cultural. A análise dos textos a partir dela permite uma compreensão da forma como o candidato concebe seus valores e tenta expô-los socialmente de forma que sejam aceitáveis para promoção ao ensino superior. O corpus de análise composto por três redações reais produzidas no Vestibular da PUC-SP constitui-se em uma amostra de texto que possibilite aplicar uma concepção diferenciada dos critérios usuais de correção das redações. A análise demonstra como a argumentação retórica insere-se na representação da realidade a partir de palavras-signos constitutivas de um campo conceitual que indica um constructo discursivo que, por sua vez, dá a base para a argumentação. Ademais, entender a argumentação sob o olhar retórico propõe um percurso didático no ensino de redação. A compreensão de como o sujeito descreve a realidade pode aprimorar a interação social e o desenvolvimento cognitivo, e formar indivíduos competentes para produzir um texto em que haja uma representação de mundo sólidas e consistente
Abstract: The aim of this work, from a rhetoric perspective, is to conceive an analytical reflection of the vestibular argumentation, since it understands that the theories of rhetoric and rehabilitation studies are more important to interpret statements, but are also ideas and visions of the world that lead to social interaction, cultural and historical improvement. The analysis of texts from now on allows an understanding of how the individual assumes his values and the opportunities to expand socially to be able to promote higher education. The corpus of analysis composed of three real reductions produced in the “vestibular” of PUC-SP constitutes a sample of text that allows an intolerance to a certain type of project. The analysis is shown as a retrospective argumentation in a representation of the reality of keywords constitutive of a conceptual field that indicates a discursive construct that, in turn, provides a basis for the argumentation. In addition, understand an argumentation under the rhetorical look in a didactic course in the teaching of writing. Understanding how it is a reality can improve social interaction and cognitive development, and train candidates to produce a text that is a solid and consistent representation of the world
Palavras-chave: Redação de vestibular
Constructo discursivo
Retórica
Língua portuguesa - Composição e exercícios
"Vestibular” writing
Discursive construction
Rhetoric
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Teixeira, Inês. A representação da realidade em textos opinativos produzidos em situação de vestibular. 2018. 95 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21634
Data de defesa: 25-Sep-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Inês Teixeira.pdf10,36 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.