REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21634
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Inês-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4417237T7por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Luiz Antonio-
dc.date.accessioned2018-11-26T10:54:41Z-
dc.date.issued2018-09-25-
dc.identifier.citationTeixeira, Inês. A representação da realidade em textos opinativos produzidos em situação de vestibular. 2018. 95 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/21634-
dc.description.resumoEste trabalho, sob a perspectiva da retórica, tem como objetivo conceber uma reflexão analítica da argumentação de redação de vestibular, por compreender que as teorias de estudos da Retórica antiga e da Nova Retórica são essenciais não só para interpretar enunciados, mas também para construir valores, ideias e visões de mundo que levem à interação social, o aperfeiçoamento histórico e cultural. A análise dos textos a partir dela permite uma compreensão da forma como o candidato concebe seus valores e tenta expô-los socialmente de forma que sejam aceitáveis para promoção ao ensino superior. O corpus de análise composto por três redações reais produzidas no Vestibular da PUC-SP constitui-se em uma amostra de texto que possibilite aplicar uma concepção diferenciada dos critérios usuais de correção das redações. A análise demonstra como a argumentação retórica insere-se na representação da realidade a partir de palavras-signos constitutivas de um campo conceitual que indica um constructo discursivo que, por sua vez, dá a base para a argumentação. Ademais, entender a argumentação sob o olhar retórico propõe um percurso didático no ensino de redação. A compreensão de como o sujeito descreve a realidade pode aprimorar a interação social e o desenvolvimento cognitivo, e formar indivíduos competentes para produzir um texto em que haja uma representação de mundo sólidas e consistentepor
dc.description.abstractThe aim of this work, from a rhetoric perspective, is to conceive an analytical reflection of the vestibular argumentation, since it understands that the theories of rhetoric and rehabilitation studies are more important to interpret statements, but are also ideas and visions of the world that lead to social interaction, cultural and historical improvement. The analysis of texts from now on allows an understanding of how the individual assumes his values and the opportunities to expand socially to be able to promote higher education. The corpus of analysis composed of three real reductions produced in the “vestibular” of PUC-SP constitutes a sample of text that allows an intolerance to a certain type of project. The analysis is shown as a retrospective argumentation in a representation of the reality of keywords constitutive of a conceptual field that indicates a discursive construct that, in turn, provides a basis for the argumentation. In addition, understand an argumentation under the rhetorical look in a didactic course in the teaching of writing. Understanding how it is a reality can improve social interaction and cognitive development, and train candidates to produce a text that is a solid and consistent representation of the worldeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.description.sponsorshipFundação São Paulo - FUNDASPpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/47361/In%c3%aas%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRedação de vestibularpor
dc.subjectConstructo discursivopor
dc.subjectRetóricapor
dc.subjectLíngua portuguesa - Composição e exercícioseng
dc.subject"Vestibular” writingeng
dc.subjectDiscursive constructioneng
dc.subjectRhetoriceng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA representação da realidade em textos opinativos produzidos em situação de vestibularpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inês Teixeira.pdf10,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.