???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21796
Tipo do documento: Tese
Título: Memes: construção de sentidos e efeito de humor
Autor: Porto, Lilian Mara Dal Cin 
Primeiro orientador: Dias, Ana Rosa Ferreira
Resumo: Esta tese teve por objetivo analisar como se dá o processo de construção de sentidos e o efeito de humor em memes, sob a ótica da Linguística Textual. Trata-se de um objeto de estudo relativamente novo e ainda pouco pesquisado, o que motivou nosso interesse. Além disso, uma vez que a apreciação do humor está atrelada à cultura, buscar compreender os sentidos e o consequente efeito de humor em um meme é também uma forma de se estudar a cultura e os valores de um país ou de um grupo, e isso traz ainda mais relevância à pesquisa. Buscamos analisar as estratégias mobilizadas para a construção de sentidos, evidenciar o elemento-chave responsável pelo efeito de humor e apresentar o objetivo do humor nos memes analisados. Dentre as estratégias apresentadas, demos especial destaque à referenciação e à intertextualidade, pois partilhávamos da hipótese de que elas são elementos-chave na construção de sentidos e no consequente efeito de humor dos memes. Para cumprir nossos objetivos e confirmar nossas hipóteses, baseamo-nos na Linguística Textual, em autores como Koch (2010), Custódio Filho (2011), Cavalcante (2014) e Ramos (2011; 2015). Os estudos sobre humor de Possenti, Carmelino (2009; 2015) e Travaglia (1989) também foram de grande importância para este trabalho. Shifman (2014) contribuiu para a definição de meme, tão essencial a esta pesquisa. Selecionamos três coletâneas de memes, que compartilham conteúdo temático, outras três que compartilham construção composicional e, por último, mais três que compartilham estilo. Cada uma dessas coletâneas era composta por cinco memes prototípicos, que circularam no Brasil no ano de 2015, totalizando quinze memes em cada agrupamento. Concluímos, com base em nossas análises, que os memes são intertextuais por natureza, uma vez que sempre dialogarão com outros memes que pertencem ao mesmo agrupamento. No entanto, a intertextualidade mostrou ir muito além desse primeiro olhar e se revelou peça chave para a compreensão do efeito de humor, pois a construção de sentidos, em um meme, exige que se reconheça a imagem que ele retoma, retirada de seu contexto original ou a situação social real à qual ele faz referência ou, ainda, ambas. Além disso, como imaginávamos, a referenciação foi, em grande parte dos memes, um elemento-chave para o efeito de humor, especialmente as recategorizações. Também como esperado, objetos de discurso verbais e visuais caminharam juntos no processo de construção de sentidos, comprovando que a imagem pode, de fato, atuar como um objeto de discurso e é preciso considerá-la no processo de leitura de memes
Abstract: This thesis has as objective to analyse how the humour is created in memes in order to make sense under the context of Textual Linguistic. It is a study subject relatively new and not widely researched, which has motived our interest. Moreover, since humour is deeply linked to culture, trying to understand what makes sense of it and hence, how effective humour is in a meme, it’s also a way to study the culture and values of a country or group, which brings more relevance to the research. We’re looking to analyse the strategies used to create sense, find the key element responsible for the humour and the meaning of it in the memes that were analysed. Among the proposed strategies, we highlighted the use of references and intertextuality, because we share the hypothesis that they are key elements in order for memes to make sense and therefore, the effective humour in memes. To accomplish our objectives e confirm our hypotheses, we based ourselves in the Textual Linguistic, in authors like Koch (2010), Custódio Filho (2011), Cavalcante (2014) and Ramos (2011; 2015). The studies about humour from Possenti, Carmelino (2009; 2015) and Travaglia (1989) were also of huge importance to this work. Shifman (2014) also contributed to meme’s definition, which was essential to this research. We’ve selected three collections of memes, that share thematic content, another there that shares compositional construction and lastly, another three that share the same style. Each one of these collections was composed by five prototypical memes, which circulated in Brazil in the year of 2015, in fifteen memes in each group in total. We concluded, based in our analyses, that memes are intertextual by nature, since they are linked to other memes that belong to the same group. However, the intertextuality seemed to go beyond this first conclusion and became the key element to understand humour. In order for a meme to make sense, it’s necessary to understand its original context or the social situation its making reference or both. Moreover, as we thought, the references in most of the memes, were a key element of the humour effect, especially in the recategorization. Also, as expected, objects of verbal and visual speech walk side by side in the process of creating sense, proving that image, indeed, can work as an object of speech and its necessary to consider it the memes reading process
Palavras-chave: Construção de sentidos
Intertextualidade
Referenciação
Memes
Meaning making
Intertextuality
References
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Porto, Lilian Mara Dal Cin. Memes: construção de sentidos e efeito de humor. 2018. 189 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21796
Data de defesa: 4-Dec-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lilian Mara Dal Cin Porto.pdf3,24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.