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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21837
Tipo do documento: Dissertação
Título: O olhar político-pedagógico do professor de escola pública com relação às condições da produção do conhecimento do aluno
Título(s) alternativo(s): The political-pedagogical look of the public school teacher in connection with the conditions of the production of student knowledge
Autor: Santos, Adenilton Lima dos 
Primeiro orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: A ideia de analisar algumas variáveis do olhar político-pedagógico dos professores diante das relações sociais que envolvem a aprendizagem se faz necessária diante de uma conjuntura política e social que se mostrarão desfavoráveis à educação e às finalidades da escola pública em particular. As relações de aprendizagem que se estabelecem na escola passam por diferentes e sutis variáveis valorativas sobre o que pensa o professor de seus estudantes e todas interferem na aprendizagem do aluno. Algumas dessas variáveis sobre o que pensam os professores sobre seus alunos são concebidas como as mais marcantes quanto à melhoria do clima de aprendizagem. O currículo e as influências sofridas ou causadas por tais visões se farão presentes e serão analisadas nessa dissertação, com o intuito de esclarecer como a atuação dos professores são impactantes mesmo que inconscientes por meio delas. A formação docente recheada dos aspectos históricos e ideológicos colaboram para uma melhor compreensão da atuação docente e como ela se molda dentro do espaço e das suas práticas curriculares. Saber do compromisso do docente e de suas atitudes para reconhecer comportamentos fundamentais para o processo de ensino/aprendizagem, vão colaborar para esclarecer a complexidade de sua prática. Este trabalho de pesquisa, aqui apresentado, parte da hipótese que as variáveis sociais, econômicas e políticas são as mais marcantes na visão do professor como determinantes à qualidade da aprendizagem e sua eficácia. Mas fez parte também da hipótese que as interferências do afeto no interior da classe, da família enquanto formadora de valores e os empenhos individuais também compõem os determinantes do rendimento escolar e do interesse pessoal pela aprendizagem e o modo como o professor pauta suas decisões pedagógicas. Foram montados instrumentos de pesquisa por meio de questionário que permitissem com as respostas dos professores de três redes públicas da região metropolitana de São Paulo, chegarmos a mapear alguns valores que podem interferir em sus práticas e na aprendizagem dos alunos. Buscou-se aqui obter dos professores um posicionamento sobre os impactos sociais no clima de aprendizagem e nas suas relações com o sentido da escola. A partir da análise dos dados constatou-se que na visão dos docentes não são as causas sociais que aparecem como maiores determinantes do êxito ou fracasso da aprendizagem do estudante, mas são as suas disposições internas, seu empenho e disciplina que, de fato, importam no seu rendimento para a boa aprendizagem
Abstract: The idea of analyzing some variables of teachers' political-pedagogical gaze in the face of social relations involving learning becomes necessary in the face of a political and social conjuncture that will prove unfavorable to the education and the purposes of the public school in particular. The learning relationships that are established in the school go through different and subtle values variables about what the teacher thinks of their students and all interfere in the learning of the student. Some of these variables about what teachers think about their students are conceived as the most striking ones about improving the learning climate. The curriculum and influences suffered or caused by such visions will be present and will be analyzed in this dissertation, in order to clarify how the teacher's actions are impacting even if unconscious through them. The teacher training filled with historical and ideological aspects collaborate to a better understanding of the teaching performance and how it is shaped within the space and its curricular practices. Knowing the teacher's commitment and his / her attitudes to recognize fundamental behaviors for the teaching / learning process, will collaborate to clarify the complexity of its practice. This research, presented here, starts from the hypothesis that social, economic and political variables are the most striking in the teacher's view as determinants of the quality of learning and its effectiveness. But it was also part of the hypothesis that the interferences of affection within the class, family as value-giver and individual commitment also make up the determinants of school performance and personal interest in learning and how the teacher guides his pedagogical decisions. Research instruments were assembled through a questionnaire that allowed the answers of teachers from three public networks in the metropolitan region of São Paulo to map some values that may interfere with their practices and students' learning. It was sought here to obtain from the teachers a position on the social impacts on the learning climate and on its relations with the sense of school. From the analysis of the data it was found that in the view of teachers it is not the social causes that appear as major determinants of the success or failure of student learning, but it is their internal dispositions, their commitment and discipline that, in fact, matter in their yield for good learning
Palavras-chave: Escolas públicas - Currículos
Dimensão política da pedagogia
Escola pública e conhecimento escolar
Public schools - Curricula
Political dimension of pedagogy
Public school and school Knowledge
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Santos, Adenilton Lima dos. O olhar político-pedagógico do professor de escola pública com relação às condições da produção do conhecimento do aluno. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21837
Data de defesa: 14-Dec-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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