???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21940
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os gêneros textuais reportagem/notícia como recursos para o ensino de língua portuguesa: relatos de experiência
Título(s) alternativo(s): The news and reportage genres as resources for Portuguese language: reports of experience
Autor: Silva, Laíse Gonçalves de Lima 
Primeiro orientador: Siqueira, João Hilton Sayeg de
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar como os gêneros textuais são trabalhados por professores de Língua Portuguesa. Já os objetivos específicos são: a) caracterizar a formação e a experiência profissional de cada professor investigado; b) identificar o planejamento individual diante do trabalho com os gêneros textuais em aulas de Língua Portuguesa, observando cada prática pedagógica; c) verificar quais capacidades de linguagem são trabalhadas nas aulas de Língua Portuguesa ao longo do processo de didatização dos gêneros reportagem/notícia, por meio de relatos de professores sobre o trabalho que realizam em sala de aula. Esta é uma investigação de natureza descritivo-interpretativa que teve como sujeitos de pesquisa seis professores de língua portuguesa do ensino fundamental de seis escolas da rede pública de ensino localizadas nos estados da Paraíba e de São Paulo. Os intrumentos que permitiram a coleta de dados foram o questionário e o relato individual. Com este estudo foi possível verificar que a prática pedagógica dos professores sujeitos da pesquisa, no âmbito do ensino de gêneros textuais, baseia-se em concepções interacionistas e privilegia a dimensão sociocomunicativa das ações de linguagem, de modo a promover o desenvolvimento das habilidades linguístico-discursivas dos estudantes
Abstract: The present research has as general objective to investigate how teachers of Portuguese Language work with textual genres. The specific objectives are: a) to characterize the training and professional experience of each teacher investigated; b) identify the individual planning before the work with the textual genres in classes of Portuguese Language, observing each pedagogical practice; c) to verify what language abilities are worked on in the Portuguese Language classes throughout the process of didatization of the news and the reportage genres, through reports of teachers about the work they perform in the classroom. This investigation has a descriptive-interpretative nature. The research subjects were six Portuguese language teachers of elementary education from six public schools located in the states of Paraíba and São Paulo. The instruments that allowed the data collection were the questionnaire and the individual report. With this study it was possible to verify that the pedagogical practice of the research subjects, within the scope of the teaching of textual genres, is based on interactionist conceptions and highlights the socialcommunicative dimension of language actions, in order to promote the student’s skills concerned to the development of linguistic discourse
Palavras-chave: Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Gêneros textuais
Notícia
Reportagem
Portuguese language - Study and teaching
Textual genres
News
Reportage
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Silva, Laíse Gonçalves de Lima. Os gêneros textuais reportagem/notícia como recursos para o ensino de língua portuguesa: relatos de experiência. 2018. 61 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21940
Data de defesa: 6-Feb-2019
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laíse Gonçalves de Lima Silva.pdf831,75 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.