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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22037
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desafios de ser gestor homem nos centros de Educação Infantil do município de São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | Challenges of being a male coordinator at the centers for Early Childhood Education in the city of São Paulo |
Autor(es): | Terres, Thiago |
Primeiro Orientador: | Liberali, Fernanda Coelho |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais os desafios envolvidos na atuação dos gestores homens em exercício nos Centros de Educação Infantil. Articulam-se a esse objetivo geral as intenções de: (1) caracterizar o grupo dos profissionais homens que atuam na gestão dos Centros de Educação Infantil do município de São Paulo; (2) relacionar a proporção entre os gestores, homens e mulheres, no âmbito da Rede Municipal de Educação Infantil da cidade de São Paulo; (3) identificar situações vivenciadas pelos sujeitos que possuem potencial para evidenciar os aspectos positivos e negativos da gestão masculina na Educação Infantil. A hipótese que orienta esta pesquisa emerge da historicidade do cuidar como atribuição feminina (LOURO, 1997), na qual se convencionou, dentre alguns desdobramentos, que os homens não são aptos biológica e socialmente a exercerem funções nos espaços de Educação Infantil e que, portanto, a presença deles nesses contextos gera “estranhezas” para os demais funcionários e comunidade. Este estudo foi realizado por meio da pesquisa qualitativa na abordagem de análise de conteúdo para compreender os fenômenos relatados pelos profissionais frente a sua atuação nesse ambiente educacional, seja pelo levantamento de suas memórias ou da autodescrição dos encaminhamentos que realizam junto às suas equipes. Foram selecionados como sujeitos da pesquisa os gestores homens que atuam nos Centros de Educação Infantil da cidade de São Paulo, na perspectiva de dimensionar a Rede Municipal de Educação pela ocupação masculina e por meio dos episódios tensionados e vivenciados pelos sujeitos, ao longo de sua trajetória profissional, buscando compreender se há situações de discriminação e preconceito nos conflitos relatados. Como instrumento para a produção de dados foi utilizado questionário eletrônico, organizado e construído a partir da análise qualitativa dos dados obtidos em consulta ao portal da Secretaria Municipal de Educação, bem como considerando partes das contribuições das pesquisas correlatas que estruturam a pesquisa. A análise dos dados buscou inspiração nos procedimentos presentes na metodologia do ciclo de análise (MORAES, 2003). Teoricamente, a pesquisa está embasada em autores que abordam o multiculturalismo e as relações de gênero. Junto a eles foram aglutinados outros pesquisadores que discutem as questões da identidade e diferença, dos sistemas de exclusão e desigualdade, e também dos mecanismos de reprodução e de violência, todos refletidos pela perspectiva cultural. Como resultado, detectaram-se quatro grandes desafios que atravessam o cotidiano dos gestores atuantes nos Centros de Educação Infantil, bem como a ausência de práticas formativas que subsidiem as ações desses profissionais frente ao contexto tensionado em que atuam. Nesse sentido, a pesquisa lança algumas considerações sobre aspectos que devem ser considerados para a elaboração de ações formativas que auxiliem os gestores no exercício das suas funções e na constituição da sua identidade profissional |
Abstract: | The purpose of this research is to understand the challenges involved in the professional performance of male coordinator in the Child Education Centers. This study also intends to: (1) characterize the group of male professionals who work in the management of Child Education Centers in the city of São Paulo; (2) relate the proportional quantity among managers, men and women, within the scope of the Municipal Infant Education Network of the city of São Paulo; (3) identify situations experienced by the individuals who have the potential to highlight the positive and negative aspects of male management in Early Childhood Education. The hypothesis that guides this research emerges from the historicity of child care as a feminine attribution (LOURO, 1997), in which it was agreed, among some unfolding situations, that men are not biologically and socially able to perform functions in the Child Education spaces and, therefore, their presence in these contexts generates "oddities" for the other employees and community. This study was carried out on the basis of qualitative research in the content analysis approach to understand the phenomena reported by professionals in relation to their performance in this educational environment, either by recovering from their memories or by self-describing the actions they carry out with their teams. The male managers who work at the Centers for Early Childhood Education in the city of São Paulo were selected as subjects of this study with a view to dimensioning the Municipal Education Network for the male occupation and through the stressful episodes experienced by the them themselves throughout their professional trajectory, seeking to understand if there are situations of discrimination and prejudice in the reported conflicts. As for the production of data, an electronic questionnaire was used, organized and constructed from the qualitative analysis of the data obtained on the Municipal Education Department website, as well as considering parts of the contributions of related researches that structure this study. The analysis of the data was inspired by the procedures present in the analysis cycle methodology (MORAES, 2003). Theoretically, the research is based on authors who discuss multiculturalism and the relations of gender. Besides that, there are other researchers who discuss the issues of identity and difference, of systems of exclusion and inequality, as well as the mechanisms of reproduction and violence, all reflected by the cultural perspective. As a result, four major challenges were detected that cross the daily life of the managers in the Early Childhood Centers, as well as the absence of developmental practices that support the actions of these professionals in the stressful context in which they operate. In this sense, this research makes some considerations about aspects related to the elaboration of formative actions that may possibly assist the managers of their functions and in the constitution of their professional identity |
Palavras-chave: | Divisão do trabalho por sexo Gestores homens Educação infantil Sexual division of labor Male coordinator Childhood education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores |
Citação: | Terres, Thiago. Desafios de ser gestor homem nos centros de Educação Infantil do município de São Paulo. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22037 |
Data do documento: | 27-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores |
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