REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
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dc.creatorSilva, Suzanny Pinto-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245131J3por
dc.contributor.advisor1Freire, Maximina Maria-
dc.date.accessioned2019-04-24T10:24:18Z-
dc.date.issued2019-03-14-
dc.identifier.citationSilva, Suzanny Pinto. Saberes em movimento: a tessitura complexa emergente de práticas de professores do Ensino Superior. 2019. 214 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/22090-
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma possibilidade de interpretação do fenômeno construção de saberes de professores de Língua Portuguesa e Linguística de um Curso de Licenciatura em Letras. A pesquisa, desenvolvida no âmbito da Linguística Aplicada, objetiva descrever e interpretar o fenômeno em foco, a fim de compreender sua essência, com base na pergunta: qual a natureza da construção de saberes de professores de Língua Portuguesa e Linguística de um Curso de Licenciatura em Letras? A literatura acerca dos saberes docentes tem revelado que sua constituição abrange um conjunto de conhecimentos oriundos de meios diversos: científicos, pedagógicos e experienciais, os quais ressignificados no cotidiano do ensino alicerçam a prática pedagógica. Com base nessa orientação, este trabalho investiga, sob o viés da Epistemologia da Complexidade, a construção de saberes de três professores do Ensino Superior, entendendo-a como um processo de tessitura na qual a construção e reconstrução dos conhecimentos ocorre de maneira mútua, antagônica e complementar, intermediado pela relação entre sujeitos e fenômenos, a partir do contexto local e global. À vista disso, fundamenta-se na Epistemologia da Complexidade (MORIN, 2007, 2011, 2014a, 2014b, 2015b), formação de professores (CONTRERAS, 2002, SCHÖN, 1983, 2000; FREIRE, P.,1987; MORAES, 2008; FREIRE e LEFFA, 2013), saberes docentes (TARDIF, 2011; GAUTHIER, 2013; PIMENTA, 2012) e saberes necessários à educação (MORIN, 2007). A natureza da pesquisa é qualitativa-interpretativa e orientada pela abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa na qual são investigados fenômenos da experiência humana a fim de compreender sua essência (FREIRE, 2007, 2010, 2012, 2017a). Os registros textuais interpretados emergem de experiências vividas por três professores e pela pesquisadora. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: observação de aulas, diários de campo, reflexões compartilhadas, conversas hermenêuticas e histórias de vida, os quais foram textualizados e dois desses selecionados para o processo de tematização do qual revelou-se a essência do fenômeno, por meio dos seguintes temas hermenêutico-fenomenológicos complexos: planejamento, experiência, interação e busca. Em consonância com os pressupostos desta tese, a leitura interpretativa da construção de saberes de professores corresponde a uma tessitura complexa, produzida com base nas relações antagônicas e complementares que são construídas e reconstruídas no cotidiano pessoal e profissional, de modo a ligar e religar os sujeitos à ecologia local e globalpor
dc.description.abstractThis study shows one possibility of interpretation of the phenomenon knowledge construction of Portuguese Language and Linguistics professors in a Language and Literature Degree course. The research, which was performed in the Applied Linguistics field, aims to describe and interpret the phenomenon under investigation, based on the question: what is the nature of the construction of knowledge of Portuguese Language and Linguistics professors of a Language and Literature Degree course? Literature about the teaching knowledge has revealed that it emerges from a variety of sources: scientific, pedagogic and experienced and, when this knowledge is re-signified on a teaching daily basis, it provides support to pedagogical practice. Taking that into account, this study investigates the knowledge construction of three professors, under the Epistemology of Complexity, which is understood as an interweaving process. In such process, construction and reconstruction of knowledge happen in a mutual, antagonistic and complementary way, mediated by the relation of individuals and phenomena, from a local and global context. To this end, it is based on the Epistemology of Complexity (MORIN, 2007, 2011, 2014a, 2014b, 2015b), teacher development and education (CONTRERAS, 2002, SCHÖN, 1983, 2000; FREIRE, P.,1987; MORAES, 2008; FREIRE e LEFFA, 2013), teaching knowledge (TARDIF, 2011; GAUTHIER, 2013; PIMENTA, 2012) and complex lessons for education (MORIN, 2007). The nature of the research is qualitative-interpretative and guided by the complex hermeneutic-phenomenological approach in which human experience phenomena are interpreted in order to comprehend their essence. The texts that were interpreted emerged from experiences lived by three professors and the researcher. The research instruments were: class observation, field diary, shared reflections, hermeneutic conversation and life history. They were textualized and two of them were chosen for the thematization. From these ones, the essence of the phenomenon was revealed through the following complex hermeneutic-phenomenological themes: planning, experience, interaction and quest. In accord with the assumptions of this thesis, the interpretative reading of the professors’ knowledge construction corresponds to a complex interweaving, based on antagonistic and complementary relations, which are constructed and reconstructed on a personal and professional daily basis aiming to connect and reconnect the subjects to the local and global ecologyeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/48757/Suzanny%20Pinto%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEpistemologia da complexidadepor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectProfessores - Formação profissionalpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEpistemology of complexityeng
dc.subjectTeaching knowledgeeng
dc.subjectStudent teachingeng
dc.subjectTeachers - Occupational trainingeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleSaberes em movimento: a tessitura complexa emergente de práticas de professores do Ensino Superiorpor
dc.title.alternativeKnowledge in movement: the complex interweaving that emerges from Higher Education teaching practiceseng
dc.typeTesepor
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