REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
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Tipo: Dissertação
Título: Concepções de linguagem e perspectivas pedagógicas no ensino de Inglês em contexto de formação e implementação curricular na Rede Pública Municipal de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Language Conceptions and pedagogical perspectives in teaching English in the context of training and curricular implementation in São Paulo Municipal Board of Education
Autor(es): Lopes, Maurício José Ferreira
Primeiro Orientador: Celani, Maria Antonieta Alba
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como as concepções de linguagem de professores de Inglês da Rede Municipal de São Paulo estão atreladas a questões sobre o que e como ensinar em suas práticas pedagógicas. São objetivos específicos: 1) identificar as concepções de língua e linguagem implícitas ou explícitas nos discursos produzidos pelos professores-participantes e pelo professor-pesquisador ao longo de um curso de formação e implementação curricular; 2) refletir sobre as implicações dessas concepções de linguagem, emergentes em tais discursos à luz das concepções propostas pelo documento Currículo da Cidade de São Paulo (2017), quanto ao componente curricular de Língua Inglesa. Duas questões de pesquisa orientam o trabalho: 1) que concepções de linguagem emergem da fala dos professores ao longo de um curso de implementação curricular e a que concepções de ensino-aprendizagem de Inglês tais concepções estão vinculadas? 2) Como a questão da concepção de linguagem é tratada nos dois últimos documentos curriculares de LI, da Rede Municipal de São Paulo? Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista, dividida em duas partes, sendo uma etnográfica e outra documental, apontando dessa forma, para uma visão crítica (DENZIN & LINCOLN, 2008). Pensar a relação entre concepções de linguagem, práticas pedagógicas e orientações curriculares de LI pode contribuir não só para um ensino mais significativo para o educando como também é condição sine qua non à compreensão e adesão do professor de LI às perspectivas Pedagógicas dos Letramentos e Multiletramentos. A pesquisa revelou que, uma minoria de docentes de LI (aqueles com pós-graduação em ensino de línguas) orienta-se por uma concepção de língua como prática ou construção social; a grande maioria ainda foca no ensino do sistema ou de aspectos linguísticos e gramaticais. Dificuldades no entendimento de uma concepção de língua como prática social são refletidas na baixa adesão a propostas pedagógicas, focadas na língua em uso. O estudo dos documentos curriculares revela que a questão das concepções de língua e linguagem envolve uma disputa política para além de ser uma questão meramente teórico-metodológica
Abstract: This research had as general objective to investigate how the conceptions of language of English teachers of the São Paulo Municipal Board of Education are linked to questions about what and how to teach in their pedagogical practices. Its specific objectives are: 1) to identify implicit or explicit language conceptions in the discourses produced by the participating teachers and the teacher-researcher throughout a curricular training and implementation course; 2) to reflect on the implications of these conceptions of language, emerging in such discourses in the light of the conceptions proposed by Curriculum of the City of São Paulo (2017), regarding the curricular component of English Language. Two research questions guide the work, namely: 1) what conceptions of language emerge from the teachers' speech throughout a course of curricular implementation and to which concepts of teaching and learning of English are such conceptions linked? 2) How is the question of the conception of language treated in the last two curricular documents of English Language teaching, of the São Paulo Municipal Board of Education? It is, therefore, a qualitative research of an interpretative nature, divided in two parts, being an ethnographic and another documentary, pointing in this way, to a critical view (DENZIN & LINCOLN, 2008). Thinking about the relationship between language conceptions, pedagogical practices and curricular guidelines of EL can contribute not only to a more meaningful teaching for the learner but is also a sine qua non condition to the comprehension and adherence to the pedagogical perspectives of Multiliteracies. The survey revealed that about 25% of teachers (those with a postgraduate degree in language teaching) of EL are guided by a conception of language as social practice or social construction. The majority of English teachers still focus on teaching the system or on linguistic and grammatical aspects. Difficulties in understanding a conception of language as a social practice are reflected in the low adherence to pedagogical proposals that focus on the language in use. The study of curricular documents reveals that the question of the language conceptions involves a political dispute instead of being a purely theoretical-methodological question
Palavras-chave: Linguagem e línguas - Estudo e ensino (Ensino Fundamental)
Língua inglesa - Estudo e ensino
Escolas municipais - São Paulo (cidade)
Language and languages - Study and teaching (Elementary School)
English language - Study and teaching
Municipal schools - São Paulo (Brazil)
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Lopes, Maurício José Ferreira. Concepções de linguagem e perspectivas pedagógicas no ensino de Inglês em contexto de formação e implementação curricular na Rede Pública Municipal de São Paulo. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22185
Data do documento: 7-Fev-2019
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