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Tipo do documento: Dissertação
Título: Movimentos de Significação de coordenadoras pedagógicas de uma EMEF a respeito de sua atividade na Jornada Especial Integral de Formação (JEIF)
Autor: Ham, Daniel de Arruda Botelho van 
Primeiro orientador: Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
Resumo: A Jornada Especial Integral de Formação (JEIF) é uma política da rede municipal de educação da cidade de São Paulo, que garante aos/as docentes a possibilidade de adesão à uma jornada extra de 15 horas/aula, destinada à sua formação em serviço. A coordenação pedagógica de cada escola, é responsável por planejar e executar as atividades de formação que tem como principal articulador, o Projeto Especial de Ação de cada unidade. O PEA como também é conhecido, é um projeto construído anualmente pela comunidade escolar que levanta temas prioritários a serem desenvolvidos na escola como um todo. A partir de uma pesquisa de iniciação científica realizada junto à gestão de uma escola da rede municipal de São Paulo, percebemos que os encontros de formação eram um momento de grande desafio para as coordenadoras. Sendo assim, como continuidade da iniciação citada, neste trabalho, nos debruçamos especificamente, nestes encontros. Tomando como referência teórica-metodológica o Materialismo Histórico e Dialético e a Psicologia Sócio-Histórica, nosso objetivo foi apreender as significações de coordenadoras pedagógicas sobre suas atividades na JEIF. As informações da pesquisa foram produzidas através de seis encontros reflexivos com as coordenadoras e analisadas a partir da proposta dos Núcleos de Significação. Os resultados evidenciaram os movimentos das significações das coordenadoras sobre sua atividade e algumas de suas mediações constitutivas
Abstract: The Special Integral Training Journey (JEIF) is a policy of the municipal education network of the city of São Paulo, which guarantees teachers the possibility of joining an extra 15 hours / class, intended for their in-service training. The pedagogical coordination of each school is responsible for planning and executing the training activities that have as main articulator, the Special Action Project of each unit. The PEA, as it is also known, is a project built annually by the school community that raises priority themes to be developed in the school as a whole. From a scientific initiation research carried out together with the management of a school in the municipal network of São Paulo, we realized that the training meetings were a great challenge for the coordinators. Thus, as a continuation of the initiation mentioned above, in this work, we focus specifically on these encounters. Taking as theoretical-methodological reference Historical and Dialectical Materialism and Socio-Historical Psychology, our objective was to apprehend the meanings of pedagogical coordinators about their activities in the JEIF. The research information was produced through six reflective meetings with the coordinators and analyzed from the proposal of the Nuclei of Meaning. The results evidenced the movements of the significations of the coordinators about their activity and some of their constitutive mediations
Palavras-chave: Significação (Psicologia)
Coordenadores educacionais
Jornada Especial Integral de Formação (JEIF)
Meaning (Psychology)
Educational coordinators
Special Integral Training Journey (JEIF)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Ham, Daniel de Arruda Botelho van. Movimentos de significação de coordenadoras pedagógicas de uma EMEF a respeito de sua atividade na Jornada Especial Integral de Formação (JEIF). 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22204
Data de defesa: 21-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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