Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22253
Tipo: | Dissertação |
Título: | A estrutura do DNA: algumas histórias contadas em livros didáticos. |
Autor(es): | Guastelli, Cristiano |
Primeiro Orientador: | Beltran, Maria Helena Roxo |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o episódio da proposta do modelo para a estrutura da molécula de DNA de Watson e Crick, apresentados nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental e livros didáticos de biologia para o ensino médio. Também levando em consideração perspectivas historiográficas atuais em história da ciência, foi realizada pesquisa a partir de documentos, artigos, imagens e cartas escritas por cientistas envolvidos em tal episódio, em particular o artigo original publicado na revista Nature em abril de1953. As pesquisas sobre o episódio de elaboração da proposta para a estrutura da molécula de DNA publicada por Watson e Crick, mostraram que esse processo ocorreu graças a contribuições de outros cientistas que foram, inclusive, mencionados no famoso artigo publicado na revista Nature. Nos textos de livros didáticos em que esse episódio é proposto, Watson e Crick são apresentados em geral como descobridores da estrutura molecular de DNA, sem ao menos que sejam reconhecidas as diversas e importantes contribuições de outros cientistas, conferindo o caráter coletivo na elaboração do modelo proposto, que esse episódio ilustra consideravelmente, particularmente no que se refere aos trabalhos de Pauling, Chargaff, Donohue e Franklin. Dessa forma, podemos apontar para as necessárias revisões nos livros didáticos de ciências da natureza e biologia, no que se referem às abordagens historiográficas em história da ciência, com o intuito de valorizar o potencial, especialmente para o desenvolvimento do olhar crítico dos estudantes, que esse campo de conhecimento apresenta para a educação científica. Este trabalho foi produzido no âmbito do Programa Observatório da Educação, pesquisas na interface entre história da ciência e ensino, desenvolvidas neste programa |
Abstract: | This present paper aims to analyze the episode of the purpose of model for the structure of the DNA-molecule from Watson and Crick, presented in textbooks on natural science for primary and elementary schools and in textbooks on biology for high school. Also considering present historiographic perspectives in history of science, a research was carried out from documents, papers, images and letters written by scientist involved in this episode, especially the original paper once published in the Nature journal in April, 1953. Researches on the episode of the elaboration of the purpose for the structure of the DNA-molecule published by Watson and Crick have shown that this process happened due to the contributions of other scientist that were, also, mentioned in the famous article, published in the Nature journal. In the textbooks where this episode is proposed, Watson and Crick are generally presented as the discoverers of the structure of the DNA-molecule, without even recognizing the various and important contributions from other scientists, giving it the collective character in the elaboration of the proposed model that this episode shows considerably, mainly regarding the work of Pauling, Chargaff, Donohue and Franklin. Thus, it’s possible to point the necessary review of the textbooks of natural science and biology regarding the historiographical approaches in history of science, aiming to appreciate the potencial, especially for the development of a critical look from students that this field of knowledge presents for scientific education. This paper was produced in the scope of Centre for Education Program, researches in the interface between history of science and teaching developed in this program |
Palavras-chave: | DNA - Pesquisa - História Crick, Francis [1916-2004] Watson, James D. [1928- ] Biologia molecular Engenharia genética - História História da Ciência DNA - Research - History Molecular biology Genetic engineering - History History of science |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência |
Citação: | Guastelli, Cristiano. A estrutura do DNA: algumas histórias contadas em livros didáticos. 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22253 |
Data do documento: | 21-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cristiano Guastelli.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.