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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22635| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A necessidade de uma leitura contemporânea e analítica do Princípio Regulador do Culto |
| Autor(es): | Prado, Renato Marinoni dos Santos |
| Primeiro Orientador: | Manzatto, Antônio |
| Resumo: | O crescimento da fé reformada a partir da segunda década do século XXI e os desafios à fé cristã trazidos pela pós-modernidade têm reacendido o debate sobre um culto cristão que seja bíblico, mas ao mesmo tempo relevante e que dialogue com a cultura. Esta pesquisa pretende trazer uma contribuição para este debate primeiramente recuperando o papel pedagógico da reunião coletiva de adoração cristã na formação do caráter cristão na vida do adorador, passando pela importância da prática litúrgica e dos rituais neste processo. Depois, analisaremos o entendimento dos reformadores e a importância central que todos eles deram para o culto cristão no reforço dos ideais reformados e como eles desenharam os cultos em seus contextos. Diante disso, veremos mais de perto o entendimento de João Calvino sobre o culto cristão, uma vez que Calvino foi a maior influência sobre o ramo protestante denominado teologia reformada. Foi dentro da fé reformada de contexto calvinista que surgiu, tempos depois, a preocupação com a necessidade de se formularem alguns princípios para o culto reformado. Esta iniciativa, que aconteceu na Inglaterra, num contexto de diversidade denominacional, mas dominada por puritanos e anglicanos, deu origem ao “Diretório de Culto de Westminster”, que traz a formulação do que viria a ser conhecido na história como “Princípio Regulador do Culto”, que é, em resumo, a aplicação do princípio de Sola Scriptura ao que deve ou não acontecer no culto cristão. Veremos o contexto em que se deu a formulação inicial do “Princípio Regulador do Culto”, se existe realmente um alinhamento entre este princípio e a visão escriturística de culto congregacional e como ele veio a ser aplicado na história posterior à sua formulação. No último capítulo, vamos analisar propostas litúrgicas contemporâneas e investigar a hipótese de que, se verdadeiramente o “Princípio Regulador do Culto” delimita, de acordo com as Escrituras, o que é próprio ou não para um culto cristão, de acordo com as ordenanças e revelação do próprio Deus, ele deve ser aplicado a todos os estilos estéticos de culto, assim como o Evangelho pode e deve ser pregado em todos os tempos e culturas |
| Abstract: | The growth of the reformed faith from the second decade of the twenty-first century and the challenges to the Christian faith brought by post-modernity have reignited the debate on a christian service that is biblical but at the same time relevant and that dialogue with the culture. This research aims to contribute to this debate by first recovering the pedagogical role of the collective meeting of christian worship in the formation of the christian character in the life of the worshiper, through the importance of liturgical practice and rituals in this process. Then we will look at the Reformers' understanding and the central importance they all gave to christian worship in reinforcing Reformed ideals and how they designed the services in their contexts. Given this, we will see John Calvin's understanding of christian worship more closely, since Calvin was the greatest influence on the Protestant branch called Reformed Theology. It was within the Reformed faith of the Calvinist context that arose, some time later, this concern for the necessity of formulating some principles for the reformed service. This initiative, which took place in England in a context of denominational diversity but dominated by Puritans and Anglicans, gave rise to the "Westminster Directory of Worship," which brings the formulation of what would come to be known in history as "Regulative Principle of Worship, which is, in short, the application of the Sola Scriptura principle to what should or should not happen in christian worship. We will look at the context in which the initial formulation of the "Regulative Principle of Worship" was given, whether if there really is an alignment between this principle and the Scriptural view of congregational worship and how it came to be applied in the history after its formulation. In the last chapter, we will examine contemporary liturgical proposals and investigate the hypothesis that if the Regulative Principle of Worship truly delineates, according to the Scriptures, what is proper or not for a christian worship, according to the ordinances and revelation of God himself, it should be applied to all aesthetic styles of worship, just as the Gospel can and should be preached in all times and cultures |
| Palavras-chave: | Princípio Regulador do Culto Culto público Fé - Aspectos religiosos - Cristianismo Reforma protestante Adoração (Religião) Regulative Principle of Worship Public worship Faith - Religious aspects - Christianity Reformation Worship |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Teologia |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia |
| Citação: | Prado, Renato Marinoni dos Santos. A necessidade de uma leitura contemporânea e analítica do Princípio Regulador do Culto. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22635 |
| Data do documento: | 6-Set-2019 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Teologia |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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