REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23180
Tipo: Tese
Título: A experiência vivida por estudantes do ensino médio em um curso para sensibilização sobre gêneros textuais: uma tessitura complexa compartilhada
Autor(es): Wanderley, Marta Maria Silva de Faria
Primeiro Orientador: Freire, Maximina Maria
Resumo: Este estudo tem por objetivo descrever e interpretar o fenômeno experiência vivida por estudantes do Ensino Médio em um curso para sensibilização sobre gêneros textuais em língua materna baseado na perspectiva da Complexidade, visando compreender a sua essência, a sua natureza. A pesquisa é orientada pela seguinte pergunta: Qual a natureza da experiência vivida por estudantes do Ensino Médio, em um curso para sensibilização sobre gêneros textuais em língua materna, baseado na perspectiva da Complexidade? De forma a responder a essa questão, foi investigada a experiência com leitura e escrita de gêneros textuais de cinco estudantes do Ensino Médio, compreendendo-a como um processo de ligação e religação de saberes, mediado por relações e vivências compartilhadas socioculturalmente, baseadas no contexto local e global das participantes, em trocas e diálogos. Do ponto de vista teórico, a pesquisa apoia-se na Epistemologia da Complexidade (MORIN, 2005, 2011, 2015), na noção de gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008, 2010), bem como na perspectiva do trabalho pedagógico inspirado em projetos (BEHRENS, 2008). Metodologicamente, trata-se de estudo de natureza qualitativa, orientado pela abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa (FREIRE, 2010, 2012, 2017). Os instrumentos utilizados, que geraram os registros textuais interpretados e os de apoio, foram: questionário, entrevista, one minute paper e diário de campo. A interpretação dos textos revelou os seguintes temas hermenêutico-fenomenológicos complexos: aprendizagem, reflexão, superação, mudança e transcendência. A experiência vivida pelas estudantes no curso corresponde à tessitura complexa que entrelaçou os sujeitos da pesquisa, a Epistemologia da Complexidade, as atividades de leitura e escrita e os gêneros textuais, o que resultou na melhoria no desempenho na leitura e na escrita por parte das estudantes pesquisadas
Abstract: This study aims to describe and interpret the phenomenon experienced lived by High School students in a course to raise awareness about textual genres in their mother tongue based on the perspective of Complexity, in order to understand its essence, its nature. The research is oriented by the following question: What is the nature of the experience lived by High School students, in a course to raise awareness about textual genres in their mother tongue, based on the perspective of Complexity? In order to answer this question, the experience with reading and writing textual genres of five High School students was investigated, understanding it as a process of connection and reconnection of knowledge, mediated by socioculturally shared relationships and experiences, based on the local and global context of the participants, in exchanges and dialogues. From a theoretical point of view, the research is based on the Epistemology of Complexity (MORIN, 2005, 2011, 2015), on the notion of textual genres (MARCUSCHI, 2008, 2010), as well as on the perspective of pedagogical work inspired by projects (BEHRENS, 2008). Methodologically, it is a qualitative study, guided by the complex hermeneutic-phenomenological approach (FREIRE, 2010, 2012, 2017). The instruments used, which generated the interpreted and supportive textual records, were: questionnaire, interview, one minute paper and field journal. The interpretation of the texts revealed the following complex hermeneutic-phenomenological themes: learning, reflection, overcoming, change and transcendence. The experience lived by the students in the course corresponds to the complex organization that intertwined the subjects of the research, the Epistemology of Complexity, the reading and writing activities and textual genres, which resulted in the improvement in the performance in reading and writing by the students surveyed
Palavras-chave: Epistemologia da complexidade
Gêneros textuais
Língua portuguesa (Ensino médio) - Estudo e ensino
Epistemology of complexity
Textual genres
Portuguese language (High school) - Study and teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Wanderley, Marta Maria Silva de Faria. A experiência vivida por estudantes do ensino médio em um curso para sensibilização sobre gêneros textuais: uma tessitura complexa compartilhada. 2020. 197 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23180
Data do documento: 18-Mai-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marta Maria Silva de Faria Wanderley.pdf2,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.