REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23422
Tipo: Dissertação
Título: 60 anos de história: a contribuição de Myrian Veras Baptista aos estudos e pesquisas sobre a infância e a juventude
Título(s) alternativo(s): 60 years of history: the contribution of Myrian Veras Baptista for studies and research on children and adolescents
Autor(es): Braga, Franciele de Fátima Silva
Primeiro Orientador: Silva, Ademir Alves da
Resumo: Myrian Veras Baptista é detentora de rica e plural obra, dentro do Serviço Social, produzida ao longo de 60 anos dedicados à profissão. De 1992 a 2014, conduziu o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente no Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), contribuindo, assim, por mais de vinte anos para a produção de conhecimento sobre crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Esta pesquisa aborda aspectos na área da infância e juventude, por meio da trajetória de Myrian Veras Baptista, com o objetivo de analisar os principais eixos de estudos e pesquisas, por meio das teses e dissertações orientadas pela referida professora, bem como os projetos de pesquisa desenvolvidos e suas produções para além da Universidade. É reconhecido o legado da professora aos estudos e pesquisas sobre a criança e o/a adolescente, entretanto, são escassas as publicações e os dados sistematizados sobre os projetos de pesquisa desenvolvidos. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, realizada na perspectiva do materialismo histórico-dialético, alicerceada, sobretudo, pelas Teses sobre Conceito de História, de Walter Benjamin (1940); desta forma, não apresentamos uma ordem cronológica e linear restrita dos acontecimentos, mas os movimentos e as nuances da história. Para tal, utilizamos dois pilares de análise: o resgate da história e da memória por meio das narrativas e a sistematização e categorização dos trabalhos desenvolvidos, das dissertações e teses orientadas, indicando, assim, os principais eixos, no âmbito da infância e juventude, para os quais a professora colaborou e as possibilidades de ação no tempo presente iluminadas pelo passado e vice-versa. No que tange ao pilar sobre o resgate da história e memória por meio das narrativas, utilizamos como metodologia a história oral temática, e adotamos como procedimento a coleta de cinco depoimentos de sujeitos que fizeram parte da trajetória da referida professora, além de levantamento bibliográfico e documental. Por fim, ressaltamos a constatação de quatro aspectos predominantes no resgate histórico do legado de Myrian: A visão perspicaz ao explorar novos caminhos para o exercício de sua prática profissional; a notoriedade das discussões sobre adolescentes em conflito com a lei e da medida protetiva de acolhimento, nas dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas; o empenho quanto à autoria e editoria de publicações ; e a defesa da unidade teoria/prática na profissão
Abstract: Myrian Veras Baptista owns a very rich and plural work within the Social Work, over the sixty years dedicated to the profession. From 1992 to 2014 conducted the Center for Studies and Research on Children and Adolescents in the Postgraduate Studies Program in Social Work at the Pontifical Catholic University of São Paulo, thus contributing, for more than twenty years, to the production of knowledge about children, adolescents, young people and their families. This research approach in the area of childhood and youth through the trajectory of Myrian Veras Baptista aiming to analyse the main routes of studies and research through the theses and dissertations guided by the referred teacher, as well as the research projects developed and their productions for besides the University. The teacher's legacy to studies and research on children and adolescents is recognized, however publications and systematized data on developed research projects are scarce. It is a qualitative and quantitative research carried out in the perspective of dialectical historical materialism, based, above all, on Walter Benjamin's (1940) “Theses on the Concept of History”, therefore, we do not present a restricted chronological and linear order of events, we seek the movements and the nuances of the story. For this, we use two pillars of analysis: the rescue of history and memory through narratives and the systematization and categorization of the works developed, of the dissertations and oriented theses, thus indicating the main routes in the scope of childhood and youth in which the teacher collaborated and the possibilities of action in the present time illuminated by the past and vice versa. Regarding the pillar on the rescue of history and memory through narratives, we used thematic oral history as a methodology, where we adopted as a procedure the collection of five testimonies from subjects who were part of the teacher's trajectory, in addition to bibliographic and documentary research. Finally, we highlight the observation of four aspects prevailing in the historical rescue: The insightful vision to open up new ways to exercise your professional practice; the notoriety of discussions about adolescents in conflict with the law and the protective measure of reception in Master's dissertations and oriented doctoral theses; the strong commitment to publications as the author and editor and the defense of the theory / practice unit in the profession
Palavras-chave: Serviço Social - História
Infância e Juventude
Construção do conhecimento
Social Work - History
Knowledge building
Childhood and Youth
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Braga, Franciele de Fátima Silva. 60 anos de história: a contribuição de Myrian Veras Baptista aos estudos e pesquisas sobre a infância e a juventude. 2020. 165 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23422
Data do documento: 26-Ago-2020
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