REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23513
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTiriba, Thiago Henriques-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4860701E1por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria Rosa Duarte de-
dc.date.accessioned2021-03-10T12:50:39Z-
dc.date.issued2020-04-20-
dc.identifier.citationTiriba, Thiago Henriques. A narração afásica de A arte de produzir efeito sem causa, de Lourenço Mutarelli. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/23513-
dc.description.resumoComo atestaram os estudos de Walter Benjamin, a experiência coletiva inscrita no ato de narrar da tradição perdeu espaço, na modernidade, na medida em que a fragmentação deu lugar a um indivíduo cada vez mais “perdido na multidão” e sem experiências para compartilhar. A arte de produzir efeito sem causa (2008), de Lourenço Mutarelli, marca esse lugar fraturado no qual se verifica a ruína da arte de narrar. O objetivo desta pesquisa foi estudar os processos narrativos deste romance gráfico-verbal focalizando o modo como a afasia funciona como princípio criativo da narrativa, materializando-se em seu corpo literário. Com uma narração que se confunde com os pensamentos e as alucinações do protagonista Júnior, que se encontra em progressivo processo de deterioração mental, o leitor vê-se diante de uma história de caos psíquico, narrada de modo também caótico, o que o impossibilita de qualquer leitura estático-unívoca, ou que tenha princípios muito estabelecidos de razoabilidade. Quando a crise afásica da personagem se evidencia, para além de seu colapso psicoemocional, somos levados a supor que o distúrbio cognitivo-linguístico da afasia, mais do que um mero dado do enredo, constitui-se como um artifício estruturante da obra, um dispositivo que, ao contaminar narrador, personagens e até mesmo o projeto gráfico-visual, rompe com as conexões da estrutura narrativa e do pensamento lógico-causal, gerando desarmonia, instabilidade e investindo no non sense. Os estudos de Roman Jakobson sobre a afasia, assim como os escritos de Michel Foucault e Giorgio Agamben sobre o (não) lugar do autor na literatura contemporânea, fundamentaram o nosso percurso analítico. Conforme verificamos, a desativação das regras discursivas proporcionada por esta narrativa afásica resultou em dois efeitos paradoxais: de um lado, a perda da capacidade comunicativa, o homem contemporâneo dessubjetivado que não é sujeito do discurso, não tem história e é marcado pela infâmia; de outro, a desativação da linguagem padrão, informativa, o que leva a novos e possíveis usos, a uma língua estrangeira, nonsense, na qual a lógica analógica da criação poética possibilita a experiência do não-sentido como privação prenhe de potência, e não apenas como ilogicidade e destruição de quaisquer possibilidades de sentidos. Seguindo um tipo de realismo que poderíamos chamar, segundo Schøllhammer, de performático, deparamo-nos nesta obra com um audacioso projeto autoral que, interessado em questionar a atualidade de um ponto de vista, não apenas estético, mas também ético e político, pode ser considerado um experimento-limite das possibilidades do gênero romance em nossos diaspor
dc.description.abstractAs Walter Benjamin's studies attested, the collective experience inscribed in the act of narrating tradition has lost ground in modernity, as fragmentation has given way to an individual increasingly “lost in the crowd” and without experiences to share. A arte de produzir efeito sem causa (2008), by Lourenço Mutarelli, marks this fractured site in which the ruin of the art of narration is verified. The objective of this research was to study the narrative processes of this graphic-verbal novel focusing on how aphasia functions as the creative principle of the narrative, materializing itself in its literary body. With a narration that mixes itself up with the thoughts and hallucinations of the protagonist Júnior, who is in a progressive process of mental deterioration, the reader is faced with a story of psychic chaos, narrated in a chaotic way, which precludes them from a static-univocal reading, or one that has very established principles of reasonableness. When the aphasic crisis of the character becomes evident, beyond his psycho-emotional collapse, we are led to assume that the cognitive-linguistic disorder of aphasia, more than a mere fact of the plot, constitutes a structuring device of the work, a device which, by contaminating narrator, characters and even the graphic-visual project, breaks with the connections of the narrative structure and logical-causal thinking, generating disharmony, instability and investing in the non-sense. Roman Jakobson's studies on aphasia, as well as the writings of Michel Foucault and Giorgio Agamben on the (non) place of the author in contemporary literature, substantiated our analytical path. We have claimed that the disabling of the discursive rules provided by this aphasic narrative resulted in two paradoxical effects: on the one hand, the loss of communicative capacity, the desubjectivated contemporary man who is not a subject of discourse, has no history and is marked by infamy; on the other, the deactivation of the standard, informative language, which leads to new and possible uses, to a foreign, nonsense language, in which the analogical logic of poetic creation enables the experience of non-sense as privation pregnant with potential, and not merely as illogicality and the destruction of any possibility of meaning. Following a type of realism that we could call, according to Schøllhammer, performative, we find in this work an audacious authorial project that, interested in questioning the relevance of a point of view, not only aesthetic, but also ethical and political, can be considered a limit-experiment of the possibilities of the novel as a genre todayeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/53307/Thiago%20Henriques%20Tiriba.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literáriapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectNarrativa (Retórica)por
dc.subjectAfasiapor
dc.subjectContemporaneidadepor
dc.subjectMutarelli, Lourenço [1964- ] - A arte de produzir efeito sem causapor
dc.subjectNarration (Rhetoric)eng
dc.subjectAphasiaeng
dc.subjectContemporaneityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.titleA narração afásica de A arte de produzir efeito sem causa, de Lourenço Mutarellipor
dc.title.alternativeThe aphasic narration of A arte de produzir efeito sem causa, by Lourenço Mutarellieng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiago Henriques Tiriba.pdf
  Until 3000-01-01
4,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.