Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23597
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Montefusco, Ricardo Mendes | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4650372Y0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Ikeda, Sumiko Nishitani | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-31T11:18:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-18 | - |
dc.identifier.citation | Montefusco, Ricardo Mendes. A metáfora e a crítica social em O Quinze, de Rachel de Queiroz: um enfoque da Linguística Sistêmico-Funcional. 2020. 155 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23597 | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta tese de doutorado é o exame da crítica social no romance O Quinze, de Rachel de Queiroz, que trata da grande seca ocorrida em 1915, experienciada pela própria autora quando criança. A análise, ao tratar das escolhas lexicogramaticais do texto, considera essas estruturas dentro do enquadre de uma metáfora que não só permeia e domina todo o enredo, mas também forma a espinha dorsal da sua estrutura argumentativa. Nesse contexto, a escolha lexical é um eminente aspecto do texto em que opiniões e ideologias subjacentes podem se superficializar. A escolha lexical em prol da coesão constrói significados no discurso que transcendem os significados referenciais de cada palavra por meio da interação de itens lexicais que se relacionam semântica e pragmaticamente. Essa visão condiz com a teoria conceitual da metáfora. Como um mapeamento ontológico e epistêmico por meio de domínios conceituais (da fonte para o alvo), a metáfora não é apenas uma questão de língua, mas também um conceito intimamente ligado ao pensamento e ao raciocínio, que tem consequências sociopolíticas. Por outro lado, a pesquisa trata também de alguns dos mecanismos pelos quais a narrativa trabalha sobre o leitor ― capacitando-o a “sentir com” os personagens. Nesse sentido, a pesquisa leva em consideração a noção do dialogismo bakhtiniano, por meio do qual o texto dialoga com os leitores, envolvendo-os nos processos tanto de persuasão quanto de crítica. Esses processos requerem uma leitura “relacional”, que, apoiada nos recursos linguísticos, dispõe emoção e ética de maneira específica para cocriar complexos de significados de ordem superior, ou metarrelações, que posicionam os leitores a adotar atitudes específicas em relação aos personagens. A pesquisa conta com a proposta teórico-metodológica da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), um modelo multiperspectivo, designado a dar aos analistas lentes complementares para a interpretação da linguagem em uso, bem como outras teorias que tratam do intersubjetivismo, metarrelação e avaliatividade. Esta tese de doutorado responde às seguintes perguntas: (a) Como é feita a relação entre língua e literatura pela LSF em O Quinze? (b) Qual é o papel da metáfora na crítica social na obra? (c) Qual é o papel da transitividade e da avaliatividade no processo persuasivo no discurso? | por |
dc.description.abstract | The purpose of this doctoral dissertation is to examine the social criticism in Rachel de Queiroz's novel O Quinze, which deals with the great drought occurred in 1915, experienced by the author herself as a child. The analysis, when dealing with the lexicogrammatical choices of the text, considers these structures within the framework of a metaphor that not only permeates and dominates the whole plot, but also forms the center of its argumentative structure. In this context, lexical choice is an eminent aspect of the text in which hidden opinions and ideologies can surface. Lexical choice for cohesion builds meanings in discourse that transcend the referential meanings of each word through the interaction of lexical items that relate semantically and pragmatically. This view is consistent with the conceptual theory of metaphor. As an ontological and epistemic mapping through conceptual domains (from source to target), metaphor is not only a matter of language, but also a concept closely linked to thought and reasoning, which has sociopolitical consequences. On the other hand, the research also deals with the some of the mechanisms by which narrative works on the reader — enabling him to "feel with” the characters. The research takes into consideration the notion of bakhtinian dialogism, through wich the text dialogues with readers, involving them in the processes of both persuasion and criticism. These processes require a “relational” reading, which, relying on linguistic resources, provides emotion and ethics in a specific way to co-create complexes of higher-order meaning, or metarrelations, which position readers to adopt specific attitudes toward characters. The research relies on the theoretical-methodological proposal of Systemic-Functional Linguistics (SFL), a multiperspective model, designed to give analysts complementary lenses for the interpretation of the language in use, as well as other theories that deal with intersubjectivism, metarrelation and appraisal. This research answers the following questions: (a) How is the relationship between language and literature made by the SFL in O Quinze? (b) What is the role of metaphor in social criticism in the novel? (c) What is the role of transitivity and appraisal in the persuasive process in the discourse? | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/53579/Ricardo%20Mendes%20Montefusco.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Queiroz, Rachel de [1910-2003] - Crítica e interpretação | por |
dc.subject | Análise crítica do discurso | por |
dc.subject | Metáfora (Linguística) | por |
dc.subject | Queiroz, Rachel de [1910-2003] - Criticism and interpretation | eng |
dc.subject | Critical discourse analysis | eng |
dc.subject | Metaphor (Linguistics) | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | por |
dc.title | A metáfora e a crítica social em O Quinze, de Rachel de Queiroz: um enfoque da Linguística Sistêmico-Funcional | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ricardo Mendes Montefusco.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.