REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
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Tipo: Tese
Título: O responder relacional: elaboração e aplicação de uma programação de ensino de comparação em História
Autor(es): Fonseca, Cíntia Cássia
Primeiro Orientador: Moroz, Melania
Resumo: No ensino de História, o exercício da comparação corresponde a um repertório essencial para a compreensão dos processos históricos e para a identificação das permanências e rupturas entre o presente e o passado. Neste sentido, é preciso ensinar o aluno a pensar e a comparação se mostra fundamental para o indivíduo estabelecer relações entre ideias. A Relational Frame Theory (RFT) ressalta a importância do ensino das redes relacionais para o desenvolvimento cognitivo e fornece informações para o treino destas habilidades. Este estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de ensino de comparação em História, em formato de software www.mindtrain.com.br que resultou em 340 atividades com estímulos de figuras e textos. Participaram do estudo 10 crianças, com idades de 8 e 11 anos, que frequentavam diferentes séries, em escolas particulares da cidade de São Paulo. Foram utilizados os seguintes materiais: textos impressos, canetas e lápis, papel sulfite, computadores e celulares. A pesquisa foi aplicada individualmente, de dois modos: a distância e presencial. Os participantes realizaram as avaliações de repertório inicial, a programação de ensino de comparação, as avaliações parciais e a avaliação de repertório final. Os dados do Pré-Teste e do Pós-Teste foram coletados por meio de uma atividade escrita sobre a comparação de dois acontecimentos históricos. Para a análise dos dados, considerou-se o número de aspectos comparados, 15 semelhanças e 11 diferenças, tanto no Pré-Teste quanto no Pós-Teste. Dentre os resultados, se verificou que, após o treino, a média do grupo aumentou de cinco para nove aspectos de comparação; houve mudança positiva para nove participantes; as menções às semelhanças foram superiores às diferenças; o repertório de diferenças mostrou-se mais complexo de ser emitido; identificou-se um repertório bastante variado dos participantes. Sugerem-se novas direções para o ensino de comparação em futuros estudos
Abstract: In the teaching of History, the exercise of comparison corresponds to an essential repertoire for the understanding of historical processes and for the identification of the permanences and ruptures between the present and the past. In this sense, it is necessary to teach the student to think and comparison is essential for the individual to establish relationships between ideas. Relational Frame Theory (RFT) highlights the importance of teaching relational networks for cognitive development and provides information for training these skills. This study aims to present a proposal for comparative teaching in History, in software format www.mindtrain.com.br that resulted in 340 activities with stimuli of figures and texts. The study included 10 children, aged 8 and 11, who attended different grades, in private schools in the city of São Paulo. The following materials were used: printed texts, pens and pencils, bond paper, computers and cell phones. The research was applied individually and remotely. The participants carried out the initial repertoire evaluations, the comparison programmed instruction, the partial evaluations and the final repertoire evaluation. The Pre-Test and Post-Test data were collected through a written activity on the comparison of two History events. For data analysis, we considered the number of compared aspects, 15 similarities and 11 differences, both in the Pre-Test and in the Post-Test. Among the results, it was found that, after training, the group average increased from five to nine comparison aspects; there was a positive change for nine participants; the mentions of similarities was superior to differences; the repertoire of differences proved to be more complex to be issued; a very varied repertoire of participants was identified. New directions for the teaching of comparison in future studies are suggested
Palavras-chave: História (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Molduras relacionais
Comparação
History (Elementary School) - Study and teaching
Relational frame
Comparison
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Fonseca, Cíntia Cássia. O responder relacional: elaboração e aplicação de uma programação de ensino de comparação em História. 2020. 117 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23747
Data do documento: 10-Dez-2020
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