REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarroso, André Luis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0925247753897567pt_BR
dc.contributor.advisor1Andrada e Silva, Marta Assumpção de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2066177724650757pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-26T19:59:26Z-
dc.date.available2021-11-26T19:59:26Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.citationBarroso, André Luis. Performance vocal e ansiedade em cantores populares profissionais: um olhar fonoaudiológico. 2021. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24073-
dc.description.resumoIntrodução: a ansiedade, frequentemente, está presente na vida de muitas pessoas que atuam em público. No caso dos cantores existe a complexidade do palco e da plateia. Cantores profissionais costumam experimentar, no momento da performance, sentimentos muito variados. Como será a relação entre performance vocal e ansiedade experienciadas por cantores populares profissionais? Objetivo: investigar a relação entre performance e ansiedade em cantores populares profissionais. Método: a amostra foi composta de 91 cantores profissionais, com mais de três anos de atividade profissional. Foram aplicados três instrumentos on-line por meio da plataforma Google Forms: um para caracterizar a amostra, outro para investigar a situação de ter tido ou não uma performance insatisfatória e o motivo da insatisfação, além de uma lista com possíveis sensações que apareceram durante a situação mencionada. Cada cantor selecionou no mínimo um e no máximo três sinais e/ou sintomas que mais representassem a causa da insatisfação para a performance. Foram apresentados os seguintes termos: tremor, falta de ar, boca seca, calor, suor, frio, tontura, dor no estômago, dor de cabeça, aperto no peito, vontade vomitar, taquicardia, medo, vergonha, vontade de sair correndo, insegurança, sensação de incompetência, sensação de ser inadequado ou nenhuma das opções; e o terceiro instrumento, que investigou o nível de ansiedade de performance musical por meio de um questionário de avaliação da ansiedade traduzido e validado para o português, o Kenny Music Performance Anxiety Inventory. A partir das respostas sobre a insatisfação com a performance foram criados seis eixos temáticos: aspectos de ordem emocional e/ou psíquica; relacionados à voz e/ou canto e/ou questões de saúde vocal; à sintomas físicos, corporais, respiratórios e/ou a saúde de forma geral; a aparelhagem sonora, ao ambiente, ao palco, a performance e ao público; problemas relacionados com atividades práticas do cantar (repertório, músicos, ensaios e/ou shows) e outros. Resultados: dos 91 cantores, a maior parte (57,1%) foi de mulheres cisgênero, com média de idade de 32,7 anos. 97,8% da amostra referiu insatisfação com a performance. Em relação ao motivo, 52,8% vinculou-o a aspectos de ordem emocional e/ou psíquica, com maior frequência nos cantores mais jovens e com 12 anos ou mais de profissão. As sensações mais apontadas foram: insegurança (50,6%), sensação de incompetência (38,2% ) e vergonha (21,3%). No escore do Kenny, 100% da amostra apresentou algum nível de ansiedade relacionado à performance musical, com 80,2% em nível médio de ansiedade e 9,9% nível alto. Desses 80,2% cantores que apresentaram nível médio de ansiedade, 50,7% associou sua insatisfação a questões de ordem emocional e/ou psíquica. Conclusão: os cantores populares profissionais pesquisados revelaram existir uma relação entre ansiedade e performance. Como motivo, o destaque ficou para questões relacionadas aos aspectos de ordem emocionais e/ou psíquicospt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Anxiety is often present in the lives of many people who perform to public. In the case of singers there is the complexity of the stage and the audience. Professional singers often experience many varied feelings at the time of performance. How will the relationship between vocal performance and anxiety be experienced by popular professional singers? Objective: to investigate the relationship between performance and anxiety in popular professional singers. Method: the sample consisted of 91 professional singers, with more than three years of professional activity. Three online instruments were applied through the Google Forms platform: one to characterize the sample, another to investigate the situation of having had an unsatisfactory performance and the reason for the dissatisfaction, in addition to a list of possible sensations that appeared during the mentioned situation. Each singer selected at least one and at most three signs or symptoms that best represented the cause of the dissatisfaction at the performance. The following terms were presented: tremor, shortness of breath, dry mouth, heat, sweat, cold, dizziness, stomachache, headache, tightness in the chest, vomiting, tachycardia, fear, shame, desire to run away, insecurity , feeling of incompetence, feeling of being inadequate or none of the options; and the third instrument, which investigated the level of musical performance anxiety through an anxiety assessment questionnaire translated and validated into Portuguese, the Kenny Music Performance Anxiety Inventory. From the responses to dissatisfaction with performance, six thematic axes were created: emotional or psychic aspects; related to voice, singing or vocal health issues; physical, bodily, respiratory or health symptoms in general; the sound system, the environment, the stage, the performance and the audience; problems related to practical singing activities (repertoire, musicians, rehearsals or shows) and others. Results: of the 91 singers, most were cisgender women (57.1%), with a mean age of 32.7 years. 97.8% of the sample reported dissatisfaction with their performance. Regarding the reason, 52.8% linked it to aspects of an emotional or psychic order, more frequently in younger singers and with 12 or more years of profession. The most selected sensations were: insecurity (50.6%), feeling of incompetence (38.2%) and shame (21.3%). In Kenny's score, 100% of the sample had some level of anxiety related to musical performance, with 80.2% at medium level of anxiety and 9.9% at high level. Of these 80.2% singers who had a medium level of anxiety, 50.7% associated their dissatisfaction with emotional or psychological issues. Conclusion: the popular professional singers surveyed revealed a relationship between anxiety and performance. As a reason, the emphasis was on issues related to emotional or psychic aspectsen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectSentidos e sensaçõespt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectAnxietyen_US
dc.subjectSenses and sensationen_US
dc.subjectVoiceen_US
dc.subjectPopular musicen_US
dc.subjectSpeech Therapyen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.titlePerformance vocal e ansiedade em cantores populares profissionais: um olhar fonoaudiológicopt_BR
dc.title.alternativeVocal performance and anxiety in the popular professional singer: a speech therapy viewen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
André Luis Barroso.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.