REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24784
Tipo: Dissertação
Título: Situações migratórias do ensino superior no Brasil: a inserção, o acesso e a permanência dos estudantes da diáspora africana
Autor(es): Yeboah, Jacob
Primeiro Orientador: Ronca, Antônio Carlos Caruso
Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste na investigação das diversas situações imigratórias vividas por estudantes advindos da África subsaariana ou da diáspora africana para estudar no ensino superior no Brasil. O instrumento de coleta de dados utilizado para esta pesquisa foi a “entrevista reflexiva”, de abordagem qualitativa. Esse instrumento de pesquisa baseia-se numa relação interpessoal da subjetividade do pesquisador e do entrevistado. Com isso, especificamente, foram respondidas as seguintes perguntas: quais os motivos da saída do país em busca de ensino superior no Brasil? Quais são algumas das dificuldades ou desafios enfrentados no acesso e inserção? Qual é o projeto da vida após a volta ao país? Os sujeitos entrevistados são quatro imigrantes advindos da África subsaariana: Quênia, Costa do Marfim, Benin e Cabo verde, estudando em duas Instituições do Ensino Superior Brasil. Três vierem através da bolsa do intercâmbio de Programa Estudantes Convênio – Graduação (PEC-G) inseridos na Universidade de São Paulo (USP) e um veio pela ajuda económica da família e parentes inserido na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). A análise das informações obtidas foi feita a partir de leitura cuidadosa dos textos, buscando construir unidades de significado e categorias de análise do conteúdo. Como resultado, a pesquisa revelou que os motivos pela imigração desses estudantes da diáspora estão relacionados à precariedade das condições de vida nas suas nações: desejo pessoal; situação financeira desfavorável; opção de curso; a possibilidade de bolsa; a questão LGBTQ; projeto dos pais; proximidade cultural e língua; a qualidade da educação superior e a valorização de diploma; falta do emprego; questão religiosa. Contudo, ao chegar aqui no Brasil, muitos estudantes da diáspora africana passam por dificuldade de adaptação com a cultura, a preocupação sobre as expectativas da sua nova aventura aqui no Brasil, a falta de integração social, questões financeiras, discriminações e preconceitos raciais, xenofobia etc. Por fim, sobre os futuros planos, alguns expressam desejo de retornar para ajudar a reconstruir os seus países, enquanto outros ainda não pretendem voltar imediatamente após os estudos em função das dificuldades encontradas nos seus países de origem
Abstract: The aim of this research was to investigate the diverse immigration situations experienced by diaspora African tertiary students in Brazil. Data was collected through a method known as “reflexive interview”, using a qualitative research approach. This research procedure is based on the subjective inter-personal relationship between the interviewer and the participant. Through this method, the students answered the following questions: what are the reasons for which they decided to leave their country of origin in pursuit of higher education in Brazil? What are some of the difficulties or challenges they faced during their arrival and insertion into the Brazilian society as well as the university environment? And what is their plans for the future after returning to their home country? The research participants where four immigrants from sub-Saharan African countries: Kenya, Ivory Coast, Benin and Cape Verde, studying in two Universities in Brazil. Three of them came through a scholarship scheme called PECG, studying in the University of São Paulo while one came through the help of his family, studying in the Pontifical Catholic University of São Paulo. The information obtained from the interview was analyzed first through a careful reading of the written text in other to form significant units and categories of the content analyses. The research revealed that the emigration of most of the students were linked to poor conditions of life in their home countries: personal desire, unfavorable financial situation, limited University programs offered in their countries, availability of scholarships in Brazil, LGBTQ+ issue, family investments, cultural and language proximity, the quality of education and the value attached to foreign degrees, lack of employment and religious influence. On the other hand, while in Brazil, these students face many challenges like difficulties in adapting to the culture, worries about their new adventures, lack of social integration, financial difficulties, racial discrimination, prejudices, and xenophobia. And finally, about their future, some of them expressed a desire to return in other to rebuild their countries while others do not want to go back immediately after completing their studies due to the poor economic conditions found in their countries of origin
Palavras-chave: Migração
ensino superior
África subsaariana
motivações
diáspora africana
Migration
higher education
sub-Sahara Africa
motivations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Yeboah, Jacob. Situações migratórias do ensino superior no Brasil: a inserção, o acesso e a permanência dos estudantes da diáspora africana. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24784
Data do documento: 27-Out-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jacob Yeboah.pdf771,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.