Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25885
Tipo: | Dissertação |
Título: | Abordagem Pikler: contribuições para a formação permanente de professores e professoras que trabalham com crianças, do nascimento aos três anos de idade, em contexto de creche |
Título(s) alternativo(s): | Pikler’s approach: contributions to the continuing education of teachers who work with newborns and toddlers up to 3 years of age in nursery schools |
Autor(es): | Ginante, Andréia |
Primeiro Orientador: | Noffs, Neide de Aquino |
Resumo: | Esta pesquisa, de mestrado em Educação: Currículo, insere-se na linha “Formação de Educadores – A Educação Infantil e o Brincar” e surgiu da minha experiência como profissional da Educação Infantil, trabalhando com crianças e adultos que cuidam dessas crianças, bem como estudos relacionados à Primeira Infância e que me aproximaram das ideias da Dra. Emmi Pikler, pediatra húngara que elaborou uma teoria vinda da prática sobre a educação e o cuidado de bebês e crianças pequenas. A pesquisa tem como objetivo geral apresentar a Abordagem Pikler, seus princípios e suas contribuições para a atuação de professores e professoras que trabalham com crianças, do nascimento aos três anos de idade, em contexto de creche. Os objetivos específicos são: a) Trazer referências que auxiliem na compreensão do que está na base da Abordagem Pikler; b) Contribuir para uma ética da pesquisa e prática pikleriana; e c) Propor um programa inicial de formação permanente para professores e professoras, que trabalham em creches, inspirado nas práticas do Instituto Pikler. É uma pesquisa qualitativa nas dimensões bibliográfica e documental e a fundamentação teórica tem seus pilares nos princípios piklerianos numa interlocução com autores que atuaram em estreita colaboração com o trabalho de Emmi Pikler (2009): Anna Tardos (2010), Geneviève Appell e Myrian David (2021), Judit Falk (2021), Éva Kálló e Gyórgyi Balog (2017), Agnès Szanto Feder (2014) e autores que tratam sobre a formação permanente: Francisco Imbernón (2011), Maurice Tardif (2014), Carlos Marcelo García (1999), Marina Graziela Feldmann (2009), Maria Alice Proença (2018), Neide de Aquino Noffs (2002), entre outros. A pesquisa também foi realizada com os aportes do curso para Pedagogo Pikler, CERTIFIED PIKLER® PROFESSIONAL pelo Instituto Pikler, em Budapeste, Hungria e resulta desta, uma proposta inicial de formação permanente, representando algo que possa ser vivido com o corpo docente, além de formar profissionais para uma mudança possível, necessária e urgente |
Abstract: | This Master’s in Education research: Curriculum is situated in the field of “Continuing Education for Teachers – The Nursery Education and Play” and it draws from my experience as a practitioner in early childhood education, working with children and adult caregivers, as well as from academic research on early childhood. The literature review conducted uncovered the academic production of Dr Emmi Pikler, a Hungarian pediatrician who developed theory based on practices derived from education and care of newborns and young children. This study’s main objective is to introduce the Pikler’s approach, its principles, and its contributions to the praxis of teachers that support children since birth until 3 years of age in nursery schools. Furthermore, its specific objectives are a) Provide references that advance the understanding of the foundational elements of the Pikler’s approach; b) Contribute to the Piklerian research ethics and practice; and c) Propose a continuous education program for teachers in nursery schools based on the praxis put forward by the Pikler Institute. As a qualitative study, leveraging literature and document reviews, the research method spanned from theoretical as well as primary sources of information such as video footage and photography archived by the Pikler Institute. It draws from the piklerian principles put forward by Emmi Pikler (2009) and scholars who developed theory in close collaboration with her propositions: Anna Tardos (2010), Geneviève Appell and Myrian David (2021), Judit Falk (2021), Éva Kálló and Gyórgyi Balog (2017), Agnès Szanto Feder (2014) and scholars who researched continuing education: Francisco Imbernón (2011), Maurice Tardif (2014), Marcelo García (1999), Marina Graziela Feldmann (2009), Maria Alice Proença (2018), Neide de Aquino Noffs (2002), among others. Moreover, this research was conducted leveraging learnings from the Pikler development program for Pedagogue, CERTIFIED PIKLER® PROFESSIONAL offered by the Institute Pikler in Budapest, and its contribution is to put forward a proposal for continuous education program for teachers, aiming at enabling them to introduce attainable and required change in their practices |
Palavras-chave: | Abordagem Pikler Creche Formação permanente Approach Pikler Nursery schools Continuing education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Ginante, Andréia. Abordagem Pikler: contribuições para a formação permanente de professores e professoras que trabalham com crianças, do nascimento aos três anos de idade, em contexto de creche. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25885 |
Data do documento: | 25-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andreia Ginante.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.