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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25950
Tipo: | Tese |
Título: | Interpretação em animação: entre técnicas, estéticas, habilidades e competências |
Autor(es): | Musarra, Fábio Luiz Livramento Barretto |
Primeiro Orientador: | Basbaum, Sérgio Roclaw |
Resumo: | As questões norteadoras da tese são: Há no processo de animação de personagens a necessidade de maior aproximação e domínio de recursos (habilidades e competências) oriundos da interpretação/atuação? Uma animação de qualidade pressupõe que o animador se apodere de técnicas de observação e interpretação? A formação dos profissionais de animação, design e jogos que considerem a necessidade de criação de personagens animados no Brasil oferece disciplinas ou recursos para desenvolver tais habilidades e competências? A interpretação/atuação dos personagens tem sido encarada como requisito prioritário nas disciplinas e manuais acadêmicos e científicos de animação? Assim, objetiva-se compreender as relações entre processo de animação de personagens e domínio de recursos (habilidades e competências) oriundos da interpretação/atuação e endereçamento de conteúdos didáticos de sua aproximação. O objetivo geral desta tese é compreender as relações entre animação e interpretação de personagens em animação e identificar as habilidades e competências que um animador deve adquirir para conduzir a interpretação de personagens. Desta maneira, os objetivos específicos delineados para o alcance do objetivo geral são: Observação, a partir do marco cronológico representado pelo desenvolvimento de técnicas de animação tradicional, tradigital, cutout e perspectiva tridimensional e suas relações com personagens e suas interpretações. Sistematização de estéticas em animação de personagens como: cartoon, japonesa e realista, em suas particularidades em relação à interpretação. Compreensão da subjetividade na interpretação em animação e nas estéticas correspondentes abordadas no trabalho, a partir de referências em artes cênicas e plásticas; Apresentação de um panorama geral das grades curriculares de cursos superiores que contemplem animação de personagens e quais espaços nestas são reservados a competências e habilidades em atuação e interpretação e proposta de adaptação para os cursos de bacharelado em Animação e Jogos Digitais |
Abstract: | "The guiding questions of the thesis are: Is there any character animation process, the need for greater approximation and mastery of resources (skills and competences) arising from interpretation/acting? An animation of fundamental quality that the animator uses observation and interpretation techniques? The training of animation, design and game professionals who consider the need to create animated characters in Brazil disciplines or resources to develop such skills and competences? Has character interpretation been seen as a priority requirement in animation disciplines and manuals/manuals? Thus, the objective is to understand the relationships between character animation processes and resource domains (interpretation/acting and forwarding of didactic contents of their approach). The general objective of this thesis is to understand the relationships between and interpretation of characters and to identify the skills and competences that an animator must acquire for the interpretation of characters. In this way, the specific objectives of reaching the general objective are: Observation, the development of traditional, tradigital, clipping and three-dimensional animation techniques and their relationships with characters and their characteristics. Aesthetics system in animation of characters such as: cartoon, Japanese and realistic, in their particularities in relation to interpretation. Understanding of subjectivity in interpretation in animation and in the corresponding plastics at work, based on references in scenic and aesthetic arts; Presentation of an overview of the curricular series of higher" |
Palavras-chave: | Animação Personagens Atuação Artes cênicas Teatro Educação superior em animação e jogos digitais Animation Characters Acting Performing arts Theater Higher education in animation and digital games |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Musarra, Fábio Luiz Livramento Barretto. Interpretação em animação: entre técnicas, estéticas, habilidades e competências. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25950 |
Data do documento: | 18-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Fabio Luiz Livramento Barretto Musarra.pdf | 7,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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