REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25988
Tipo: Dissertação
Título: Inteligência artificial no marketing, ética ou manipuladora?
Autor(es): Gomes, Maysa do Prado Leão
Primeiro Orientador: Gabriel, Martha Carrer Cruz
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo geral estudar sob o prisma da ética, os efeitos da inteligência artificial (IA) no marketing, apontando como o uso da IA, através de machine learning, redes neurais, data analytics, plataformas inteligentes, algoritmos, entre outras formas ou sistemas inteligentes podem afetar os pontos de contato com os clientes, bem como a forma de interação e integração em ambientes digitais ou físicos. Abordamos também alguns desafios a serem enfrentados pelos profissionais de marketing, empresas, clientes e desenvolvedores dos sistemas de IA. Essa pesquisa se justifica pela insuficiência de informações direcionadas ao público leigo em IA, especialmente aqueles que atuam na área do marketing, desmistificando conceitos equivocados sobre os sistemas inteligentes, seus desafios de implementação, riscos e possibilidades, incentivando a adoção da tecnologia, estimulando também a reflexão a respeitos dos efeitos positivos e negativos, a exemplo das questões éticas que precisam ser levadas em consideração. O que motivou a realização da pesquisa foi a possibilidade de ilustrar de forma realista o potencial dos sistemas inteligentes aplicados às estratégias de marketing das empresas, sem a obrigatoriedade de orçamentos robustos, ou equipamentos futuristas, que frequentemente ilustram o imaginário em torno da inteligência artificial. A presente dissertação buscou responder a seguinte questão problematizadora: Quais os efeitos da inteligência artificial no marketing? Como vem sendo utilizada a inteligência artificial no marketing, na era digital? Como os algoritmos podem interferir em nossa relação de consumo com as empresas que nos impactam cotidianamente? Quais as implicações éticas da implementação da IA no marketing? Considerou-se a hipótese de que a inteligência artificial é tão revolucionária quanto a eletricidade, fazendo parte de todos os processos sociais da atualidade, através dos algoritmos das redes sociais, sites de busca, plataformas de voz e streaming, softwares de marketing e negócios, que nutridos por big data, e aprimorados por deep learning, vem ampliando a capacidade humana de realizar tarefas de forma simbiótica com a tecnologia, totalmente diferente do universo ficcional, que acreditava na substituição da humanidade por máquinas
Abstract: This research has the general objective of studying, from the perspective of ethics, the effects of artificial intelligence (AI) on marketing, pointing out how the use of AI, through machine learning, neural networks, data analytics, intelligent platforms, algorithms, among other ways or intelligent systems can affect customer touchpoints, as well as how they interact and integrate in digital or physical environments. We also address some challenges facing marketers, companies, customers and developers of AI systems. This research is justified by the insufficiency of information aimed at the lay public in AI, especially those who work in the field of marketing, demystifying misconceptions about intelligent systems, their implementation challenges, risks and possibilities, encouraging the adoption of technology, also stimulating the reflection on positive and negative effects, such as ethical issues that need to be taken into account. What motivated the research was the possibility of realistically illustrating the potential of intelligent systems applied to companies' marketing strategies, without the obligation of robust budgets, or futuristic equipment, which often illustrate the imaginary around artificial intelligence. The present dissertation sought to answer the following problematizing question: What are the effects of artificial intelligence in marketing? How is artificial intelligence being used in marketing in the digital age? How can algorithms interfere in our consumer relationship with companies that impact us on a daily basis? What are the ethical implications of implementing AI in marketing? The hypothesis was considered that artificial intelligence is as revolutionary as electricity, being part of all social processes today, through the algorithms of social networks, search engines, voice and streaming platforms, marketing and business software, that nourished by big data, and enhanced by deep learning, has been expanding the human capacity to perform tasks in a symbiotic way with technology, totally different from the fictional universe, which believed in the replacement of humanity by machines
Palavras-chave: Inteligência artificial
Aprendizado de máquina
Aprendizagem profunda
Análise de dados
Redes neurais
Algoritmos
Marketing
Efeitos
Desafios
Ética
Artificial intelligence
Machine learning
Deep learning
Data analytics
Neural networks
Algorithms
Marketing
Effects
Challenges
Ethics
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Gomes, Maysa do Prado Leão. Inteligência artificial no marketing, ética ou manipuladora?. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25988
Data do documento: 21-Mar-2022
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