REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26004
Tipo: Tese
Título: Planos de texto e sequências textuais no gênero manifesto: perspectivas para o ensino da escrita argumentativa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Autor(es): Gonçalves, Tatiana da Conceição
Primeiro Orientador: Marquesi, Sueli Cristina
Resumo: Este estudo insere-se na linha de pesquisa Leitura, texto e discurso nas modalidades oral e escrita, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e seu tema é o estudo do manifesto como perspectiva para o ensino da escrita argumentativa, em particular, na 3ª série do ensino médio técnico integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP). Admitimos como hipótese que o estudo do plano de texto e das sequências textuais que compõem o gênero manifesto abre perspectivas para o ensino da escrita argumentativa no ensino médio. Tendo em vista essa proposição, definimos as seguintes perguntas de pesquisa: 1) Como se organizam os planos de textos e as sequências textuais no gênero manifesto? 2) Quais perspectivas o estudo desse gênero, no que se refere ao plano de texto e às sequências textuais, abre para o ensino da escrita argumentativa? A fim de verificarmos a hipótese e respondermos aos questionamentos, estabelecemos como objetivo geral analisar planos de texto e sequências textuais no gênero manifesto e refletir sobre seu uso no ensino do texto argumentativo no ensino médio. Os objetivos específicos são: 1) identificar, descrever e analisar planos de texto e sequências textuais no gênero manifesto e 2) refletir sobre como os planos de texto do gênero manifesto, em seus diferentes imbricamentos de sequências textuais, podem se constituir em importante estratégia para a abordagem da escrita argumentativa no ensino médio. Do ponto de vista teórico, fundamentamo-nos no aporte da Linguística Textual (FÁVERO; KOCH, 2012; KOCH, 2015; MARCUSCHI, 2008, 2012; MARQUESI, 2004) e da Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2011, 2019; MARQUESI, 2017; MARQUESI; CABRAL, 2017; MARQUESI; ELIAS; CABRAL, 2017; MARQUESI; CABRAL; RODRIGUES, 2020; AGUIAR; MARQUESI, 2019; CABRAL, 2013, 2017). De forma a aprofundar nossa abordagem, tratamos da argumentação (ABREU, 2009; AMOSSY, 2018; CABRAL, 2017, 2018; FIORIN, 2015; MARQUESI; CABRAL; RODRIGUES, 2020; MEYER, 2008; KOCH; ELIAS, 2016; PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2014; PLANTIN, 2008). Relativamente ao gênero manifesto, adotamos o que orienta a BNCC (2017), no que diz respeito ao estudo de textos reivindicatórios e de denúncia de desrespeito a direitos, e discorremos sobre suas características (BORTULUCCE, 2015; MARX; ENGELS 2011; PÊGO, 2009; SANTOS, 2009). Os resultados obtidos por meio da análise do corpus permitem-nos considerar que a sequência descritiva, imbricada à sequência argumentativa, revela ser um apoio à argumentação, assim como os planos de texto que, com suas variações na estrutura composicional, favorecem a ordenação do movimento argumentativo, fazendo com que o estudo desses elementos se constitua em importante estratégia para o ensino da escrita argumentativa no ensino médio
Abstract: This study is part of the research line of Reading, text, and discourse in oral and writing modalities of the Post-Graduate Studies Program in the Portuguese Language at the Pontificia Universidade Católica de São Paulo, and its theme is the study of the manifesto as a perspective for teaching in argumentative writing, in particular, in the 3rd grade of integrated technical high school at the Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amapá. We assume as a hypothesis that the study of the text plan and the textual sequences that make up the manifesto genre opens perspectives for the teaching of argumentative writing in high school. Regarding this assumption, we defined the following research questions: 1) How are the text planes and text sequences organized in the manifesto genre? 2) What perspectives does the study of the manifesto, with regard to the textual plane and textual sequences, enable the teaching of argumentative writing? In order to answer these questions, we established as the main objective to analyze text plans and textual sequences in the manifesto genre and to reflect on their use in the teaching of argumentative text in high school. The specific objectives are: 1) identify, describe and analyze text plans and textual sequences in the manifesto genre and 2) reflect on how the text plans of the manifesto genre, in their different imbrications of textual sequences, can constitute an important strategy for the approach of argumentative writing in high school. From a theoretical point of view, we are based on the contribution of Textual Linguistics (FÁVERO; KOCH, 2012; KOCH, 2014, 2015; MARCUSCHI, 2012; MARQUESI, 2004; CAVALCANTE, 2014) and Textual Analysis of Discourses (ADAM, 2011, 2019; MARQUESI, 2017, 2018; MARQUESI; CABRAL, 2017; MARQUESI; ELIAS; CABRAL, 2017; MARQUESI; CABRAL; RODRIGUES, 2020; AGUIAR; MARQUESI, 2019; CABRAL, 2013, 2017). To deepen our approach, we deal with the arguments (ABREU, 2009; AMOSSY, 2018; CABRAL, 2017; 2018; FIORIN, 2015; MARQUESI; CABRAL; RODRIGUES, 2020; MEYER, 2008; KOCH; ELIAS, 2016; PERELMAN; OLBRECHTSTYTECA, 2014; PLANTIN, 2008), as well as we present some of the studies on the text (FÁVERO; KOCH, 2012; MARCUSCHI, 2008; MARQUESI; ELIAS; CABRAL, 2017). Regarding the manifest genre, we appealed to what guides the BNCC (2017), with regard to the study of texts claiming and denouncing disrespect for rights, and we discuss its characteristics (BORTULUCCE, 2015; MARX and ENGELS 2011; PÊGO, 2009; SANTOS, 2009). The corpus consists of five manifests, presented as examples. The results allow us to consider that the study of the compositional organization of the manifesto genre constitutes an important strategy for teaching argumentative writing, taking into account that when we identify, describe and analyze the text plans and the variations in the compositional structure of the manifesto, perceptible, especially, by the occurrence of textual sequences, we noticed that these elements favor the ordering of the argumentative movement, as well as the coherence inherent to the discursive purpose of this genre, which ins consolidated to its illocutionary aim
Palavras-chave: Planos de texto
Sequências textuais
Manifesto
Ensino
Escrita argumentativa
Text plan
Textual sequences
Manifesto
Teaching
Argumentative writing
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Gonçalves, Tatiana da Conceição. Planos de texto e sequências textuais no gênero manifesto: perspectivas para o ensino da escrita argumentativa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. 2022. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26004
Data do documento: 21-Mar-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatiana da Conceição Gonçalves.pdf2,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.