REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Administração
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dc.creatorMarangoni, Matheus Matsuda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3080603717334573pt_BR
dc.contributor.advisor1Trevisan, Leonardo Nelmi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6128983828748446pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-11T20:23:45Z-
dc.date.available2022-05-11T20:23:45Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.citationMarangoni, Matheus Matsuda. Treinamento corporativo: gamificação, engajamento e motivação nos ciclos de aprendizado. 2022. Tese (Doutorado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26063-
dc.description.resumoEsta tese foi construída com base na identificação da evolução das ferramentas gamificadas como estratégias para aumentar o engajamento em processos de treinamento corporativo e de aprendizagem de forma geral. Ao longo dos últimos anos, a temática da gamificação vem ganhando espaço no mundo corporativo, em especial junto ao desenvolvimento humano. Entendemos, também, que o avanço da tecnologia e a mudança nas perspectivas de carreira dos indivíduos têm gerado a necessidade de novas formas de engajar e motivar os colaboradores em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Estudamos, portanto, as perspectivas das motivações intrínsecas ligadas às âncoras de carreira (SCHEIN, 1978), motivações de autodeterminação (RYAN e DECI, 2000a), e motivações trabalhadas pela gamificação (PAHARIA, 2013) alinhadas com os quatro frameworks de gamificação mais citados pela literatura encontrada: os 6Ds (WERBACH e HUNTER, 2020), o MDA (HUNICKE, LEBLANC e ZUBEK, 2004), o Octalysis Framework (CHOU, 2019) e o Game Design Toolkit (MARCZEWSKI, 2017). Buscamos compreender como são construídas as soluções gamificadas e quais os benefícios que estas apresentam. Para representar e validar as teorias estudadas, três estudos de caso de empresas brasileiras de grande porte são apresentados. Nossos principais achados são o entendimento de processos replicáveis por meio de frameworks e a relevância da aplicação das motivações intrínsecas associadas com o uso da gamificaçãopt_BR
dc.description.abstractThis thesis was grounded on the identification of the evolution of gamified tools as strategies to increase engagement in corporate training and learning processes in general. Over the last few years, the theme of gamification has been gaining ground in the corporate world, especially in terms of human development. It is also understood that the advancement of technology and the changes in career prospects of individuals have generated the need for new ways of engaging and motivating employees in their personal and professional development. Therefore, to understand how gamified solutions are built and what benefits they present, the following basis were used: perspectives of intrinsic motivations linked to career anchors (SCHEIN, 1978), selfdetermination motivations (RYAN and DECI, 2000a), and motivations worked by gamification (PAHARIA, 2013) aligned with four gamification frameworks: 6Ds (WERBACH and HUNTER, 2020), MDA (HUNICKE, LEBLANC and ZUBEK, 2004), Octalysis Framework (CHOU, 2019) and Game Design Toolkit (MARCZEWSKI, 2017). To represent and validate the studied theories, three case studies of large Brazilian companies are presented. The main findings are the understanding of replicable processes through frameworks and the relevance of applying the intrinsic motivations associated with the use of gamificationen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Administraçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectTreinamento corporativopt_BR
dc.subjectCarreirapt_BR
dc.subjectMotivações intrínsecaspt_BR
dc.subjectGamificationen_US
dc.subjectCorporate trainingen_US
dc.subjectCareeren_US
dc.subjectIntrinsic motivationsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleTreinamento corporativo: gamificação, engajamento e motivação nos ciclos de aprendizadopt_BR
dc.typeTesept_BR
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